Estamos na semana da Páscoa, e muitos cambeenses vão a supermercados e lojas para fazer as compras de pescados e chocolate, e acertar os últimos detalhes para o fim de semana. No entanto, para não ter nenhuma surpresa desagradável no feriado, a Vigilância Sanitária da Prefeitura de Cambé divulgou algumas dicas e cuidados necessários na hora de adquirir seus produtos.

O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Coletiva de Cambé, Anderson Marquini, explicou que para a compra de pescados frescos, independente do lugar, é importante prestar atenção se o ambiente está limpo, não comprando em locais com moscas ou outros insetos; e se o pescado está armazenado em baixas temperaturas ou em gelo em balcões.

Além disso, os olhos dos peixes devem ter um aspecto vivo, brilhante, transparentes, claros e não podem estar fundos. Evite comprar pescados com olhos sem brilho e acinzentados. O peixe também deve possuir a superfície do corpo limpa, sem cor estranha, com escamas presas, sem cheiro ruim e com guelras avermelhadas. Para peixes congelados, as embalagens devem estar fechadas e armazenadas em baixas temperaturas, sem acúmulo de líquidos ou com o produto amolecido. Também deve estar regular perante aos serviços de inspeção e dentro da data de validade.

Em casa, também é preciso ter alguns cuidados. “Os utensílios de cozinha para preparo do peixe cru devem ser separados para evitar contaminação. Armazene o peixe fresco na geladeira pelo menor período possível, no máximo por 24 horas, até seu cozimento ou congelamento. Se for congelar, divida em porções nas quantidades que serão utilizados de uma única vez, já que o recongelamento de alimentos não é recomendado. E quando for preparar os alimentos, descongele somente na geladeira. O descongelamento em temperatura ambiente não é recomendado, pois muitas bactérias sobrevivem e se proliferam nesta temperatura, podendo levar a uma intoxicação alimentar e hospitalização”, disse o diretor.

Chocolate

Páscoa também é marcada por ovos, barras e bombons. E do mesmo modo, esses produtos demandam uma atenção especial. Assim como qualquer outro alimento, é essencial que se verifique as informações nutricionais nos rótulos e ingredientes, data de fabricação, validade e itens que podem causar alergias como glúten ou lactose.

E também, a Vigilância Sanitária destacou que é fundamental que o consumidor se atente a exposição dos produtos na loja ou supermercado. Os chocolates devem estar em locais frescos e ventilados, sem umidade e afastados de produtos de limpeza ou outros que tenham cheiro forte. Ainda, não compre chocolate que esteja exposto em locais com contato direto com luz solar.