Município de Cambé

A história anterior ao período de colonização

As terras onde está localizado o atual município de Cambé eram compreendidas por uma imensa floresta e nestas terras viveram diversos povos indígenas a base de caça, pesca, coleta de frutas, plantas e raízes e de uma agricultura rudimentar. Eram livres, donos da terra e viviam com muita abundância, apesar das técnicas aparentemente simples que utilizavam.

A presença dos povos indígenas que habitavam toda a região é marcada por registros de viajantes, por documentos oficiais do estado e também por objetos arqueológicos encontrados em toda região.

Em 1990 estudantes da zona rural de Cambé, incentivados por uma campanha do Museu Histórico encontraram fragmentos, recipientes de cerâmica e peças líticas (de pedra) pertencentes às civilizações indígenas que viveram na região centenas de anos antes da colonização.

Esses grupos indígenas que habitavam a nossa região foram ao longo do tempo conquistados e aldeados em áreas delimitadas pelo Estado. Porém, deve-se entender essa conquista como um ato brutal, com práticas de perseguição, escravidão e guerras.

Nova Dantzig – Colonização a partir da Companhia de Terras

Em 1925, a Companhia de Terras Norte do Paraná adquiriu uma área de 515 mil alqueires de matas nativas, equivalentes a 14% do total do Estado, de solo fértil e pronta para ser colonizada. Somaram-se à essas vantagens o incentivo à imigração e a difícil situação econômica do Ocidente, que criaram condições necessárias para ocorrência de uma corrente migratória para a América.

As primeiras 10 famílias que chegaram à futura cidade de Cambé por intermédio da Cia. de Terras eram oriundas da cidade livre de Danzig e chegaram à futura colônia em janeiro de 1932. O nome Nova Dantzig foi escolhido pela Companhia de Terras, que previu para nossa região a vinda de um grande número de pessoas de Danzig. Por causa do clima mais quente a qual não estavam acostumados e devido à flora e fauna estarem intocadas, enfrentaram muitas dificuldades para iniciar a colonização. Mas, atraídos pela fertilidade das terras, vieram em seguida japoneses, italianos, eslovacos, portugueses, alemães, espanhóis, libaneses, além de paulistas (do interior, por sua vez já fruto da imigração européia) e nordestinos.

Café, algodão, cereais, extração de madeiras e criação faziam parte da cultura diversificada que existiam na região na época da colonização. Nova Dantzig não fugia disso, pois o sistema de pequenas e médias propriedades rurais estimulava a atividade econômica voltada para a terra.

Ao mesmo tempo, o núcleo urbano passou a crescer, tornando-se centro de abastecimento e prestação de serviços para a população. A sociedade urbana era formada por pequenos e médios comerciantes, além de alfaiates, barbeiros, sapateiros, pedreiros, carpinteiros, marceneiros, caixeiros de lojas de armazéns, farmácias e operários. Surgem em seguida os profissionais liberais, funcionários públicos municipais e estaduais (estes como resultado da elevação do patrimônio a distrito e depois a Município respectivamente em 1937 e 1947)

Em 9 de outubro de 1937 o então Patrimônio de Nova Dantzig é elevado a categoria de distrito judiciário, através da Lei nº 191, de 9 de outubro de 1937.

Já na década de 40, o advento da Segunda Guerra Mundial fez com que o governo do estado obrigasse as cidades e as colônias de nomes relacionados com os países inimigos a trocarem de denominação. Nova Dantzig passou a se chamar Cambé, nome de um Ribeirão que banha o Município.

Após a redemocratização do país em 1945, começou em Cambé um movimento emancipacionista, encabeçado pelo Professor Jacídio Correia e pelo Médico Dr. José dos Santos Rocha. Atendendo ao apelo da população e tendo em vista o crescimento promissor de Cambé, o Governador Moysés Lupion assina a Lei nº 2, de 10 de outubro de 1947, elevando o Distrito a Categoria de Município. A instalação do município ocorreu no dia 11 de outubro de 1947 e Eustachio Sellmann foi nomeado o prefeito provisório. Com a elevação a Município era necessário que se escolhesse o primeiro prefeito e vereadores que representassem a vontade popular. No dia 16 de novembro de 1947, os cidadãos de Cambé elegeram o Professor Jacídio Correia primeiro Prefeito de Cambé.

O topônimo Cambé origina-se da língua tupi (Caá siginifica mata, árvore e mbê, raízes aéreas). A Enciclopédia dos Municípios do IBGE traduz a denominação para “Passo do veado”, de origem Tupi, porque, segundo consta, “…aquela região era abundante em caça, daí derivando o nome de Cambé”.

Brasão de Cambé

O Brasão de Cambé é de autoria do cambeense Evertone Sola. Foi escolhido através da realização de concurso ocorrido em 1967, por ocasião do vigésimo aniversário da emancipação política de Cambé, e foi oficializado, juntamente com a bandeira, pela lei nº 26, de 3 de outubro de 1967.
O brasão é composto por arcos de círculos, na cor verde que se desenvolvem através da figura central, um grão de café estilizado, na cor vermelha, e vazam o espaço sem limitar o desenho, simbolizando assim as demais riquezas do município, em constante evolução, abrindo caminho para o progresso definitivo em todas as direções. O fundo branco, cor neutra, completa o conjunto.

 

Bandeira de Cambé

A bandeira de Cambé é de autoria do cambeense Evertone Sola. Foi escolhido através da realização de concurso ocorrido em 1967, por ocasião do vigésimo aniversário da emancipação política de Cambé, e foi oficializado, juntamente com o brasão, pela lei nº 26, de 3 de outubro de 1967.
A bandeira compõe-se de duas faixas que simbolizam as atividades da região, em desenvolvimento paralelo à riqueza principal: o café – representado por um grão, em moderna estilização, na cor de uma de suas fases (vermelha). O sentido vertical das faixas lembram a ascensão do município. O fundo branco é sinal do clima de paz e união, condicionadores essenciais do progresso.

 
Hino do Município de Cambé

Deus lembrou-se desta terra abençoada,
ofertou-nos a semente da esperança
e ouvirá em nosso canto agradecido,
nosso preito de louvor e confiança.

Muitas raças se fundiram irmanadas,
trabalhando pela pátria brasileira,
e sem falsos preconceitos dissolventes,
se aconchegam sob as cores da bandeira.

O trabalho pioneiro
da cultura do café
foi o pai miraculoso,
da cidade de Cambé.

Ouro verde do Brasil,
este hino de Cambé
é uma prece agradecida,
é o calor de nossa fé.

Fronte erguida peito forte,
avancemos firme o pé
o Brasil sabe o que deve
para os filhos de Cambé.
Avante…Cambé…Avante!
 

Letra por Francisco Lopes
Melodia por Maestro Andréa Nuzzi

Geografia

Situada no Terceiro Planalto de Guarapuava, 23° 16′ Latitude Sul e 51° 17′ Longitude Oeste com área de 496 km² a 670 metros do nível do mar. Favorecida pelas rodovias BR-376 e PR-445, está distante cerca de 10 km de Londrina, 385 km de Curitiba, 550 km de São Paulo e a 502 km do Porto de Paranaguá.
 
Clima
De clima subtropical úmido mesotérmico, verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura máxima média de 22°C), invernos com geadas em torno de 8 anuais (temperatura mínima média abaixo de 18°C), sem estação seca definida.(mínima já registrada de -4°C negativo)
 
Demografia
Sua população estimada em 2009 é de 97.329 habitantes.
 
Economia
Atualmente a cidade tem sua agricultura voltada à soja e possui um rico parque industrial onde se destacam a agroindústria e indústrias químicas. A vida noturna e o comércio da cidade são bastantes desfavorecidos com a proximidade de Londrina.
 
Administração
O atual prefeito ( – ) é XX e o vice-prefeito, XX.
 
Saúde
Cambé conta agora com o serviço do SAMU/192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência, em qualquer lugar, corrigindo uma das maiores queixas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a lentidão no momento do atendimento.
 
Esportes
A Secretaria de Esportes de Cambé tem como linhas de atuação a promoção de eventos, a representatividade do município e os projetos sociais.
Os Projetos sociais são o carro chefe da Secretaria e estão descentralizados nas seguintes regiões: Centro (Ginásio João de Deus Almeida, quadra São Paulo e HTC), Jd. Ana Rosa (ginásio), Jd Novo Bandeirantes(ginásio), Cambé III (quadra), entre outros.
Dentro da Programação de eventos anual, cabe destacar os Jogos Abertos de Cambé, o Campeonato Amador de Futebol, Copa Cambé Vôlei e Copa Cambé de Futsal.
Quanto a representatividade da cidade, vale destacar a participação da equipe Cambé Futsal no Campeonato Paranaense Chave Prata.
 
Turismo
Cambé possui um centro cultural próximo à prefeitura municipal. Também próximo a prefeitura você encontrará a fonte luminosa , que foi construída em 1963, mas ficou parada por muitos anos, sendo restaurada e reativada em 2005.
 
Parques
Possui um parque municipal chamado Zezão na região central da cidade, que localize-se em um fundo de vale, e é considerado o verdadeiro cartão postal da cidade. Bem arborizada, com grande área gramada e um córrego, o Zezão também possui pistas de caminhada, um pequeno parque e um anfiteatro com arquibancadas.
Outro parque de importância na cidade é o Parque Histórico Municipal “Danziger Hof”, que é parte da colônia Neo Danzig, núcleo de imigrantes alemães da cidade de Danzig. No parque você encontrará a casa da família Tkotz, construída no início da colonização, que foi adquirida pela prefeitura da cidade em 2000 e transportada para o parque histórico, onde nela hoje são realizadas atividades culturais. Outra casa também presente é a casa da família Zifchak, sede do parque, que também foi adquirida pela prefeitura e transportada ao parque histórico.
 
Museus
O Museu Histórico de Cambé foi fundado em 30 de outubro de 1985, com objetivo de resgatar e preservar a história e a memória dos povos que colonizaram a cidade de Cambé. Seu acervo é composto de fotografias, documentos, objetos, revistas livros além de material de arqueologia dos povos indígenas que habitaram a região norte do Paraná. Ele se localiza no Centro Cultural. A maior parte do acervo se constitui de fotos. Várias escolas da região agendam visitas a este museu. Em 2.006, o colégio Instituto Nossa Senhora Auxiliadora fez o “Projeto Museu”.
 
Eventos
Entre os principais eventos, destaca-se o tradicional evento “Festa das Nações”, que valoriza o resgate, a preservação e a divulgação da história e da cultura do município. Funciona como um elo entre os primeiros colonizadores e as gerações atuais, celebrando, por meio da gastronomia, das danças e músicas típicas, a união das etnias que ajudaram a formar a cidade. O evento coincide com a comemoração do aniversário de emancipação política de Cambé.
Este e vários eventos costumam acontecer no centro de eventos da cidade, inaugurada em 10 de dezembro de 2000, que encontra-se ao lado da igreja matriz.
Há também o Village (praça de eventos e leilões), onde são realizadas festas, casamentos, formaturas, shows, raves e, principalmente, leilões de gado.
 
Cultura
O Centro Cultural de Cambé, inaugurado no dia 1 de novembro de 1990 com intuito de promover a cultura, conta com uma moderna arquitetura em sua construção, e foi especialmente criada para abrigar o Museu Histórico de Cambé. No Centro Cultural também está a Biblioteca Pública Municipal.
 
Transportes
 
Aeroporto
Apesar de Cambé não ter um aeroporto em seus limites, o aeroporto de Londrina fica a apenas doze quilômetros da cidade.
 
Transporte Público
O Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano que atende o município, é prestado pela empresa TIL Transportes Coletivos, e também pela empresa Garcia.
 
Datas festivas
Festa do padroeiro (Santo Antônio) – 13 de junho
Data de aniversário (emancipação política) – 11 de outubro


Referências
Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.