Em evento realizado no Centro da Juventude nesta sexta-feira (22), a Prefeitura de Cambé recebeu a doação de quase oito toneladas de alimentos através do Instituto AgroPlay, em parceria com a Secretaria de Assistência Social. O montante será distribuído para organizações sociais por meio do Programa Cambé que Acolhe, que direciona doações de alimentos e outros itens para atender famílias em situação de vulnerabilidade social do município.

Através de parceiros, o Instituto AgroPlay, fundado para promover ações sociais através da agência de músicos AgroPlay, arrecadou quase oito toneladas de alimentos, sendo 600 cestas básicas completas e mais 2.350 kits com chocolates e um livro com histórias e artes para as crianças colorirem retratando o verdadeiro significado da Páscoa. Todas as cestas foram entregues no Centro da Juventude e posteriormente serão distribuídos para famílias carentes através do programa Cambé que Acolhe. Além disso, o Instituto também fará uma ação na região do Campos Verdes, neste sábado, com mais doação de kits de doces, festa para as crianças, algodão doce, pipoca, decoração e pula-pula.

A presidente do Instituto AgroPlay, Gabriele Alessi, destacou que a ação foi feita em Cambé pela empresa ser do município e pela seriedade do programa social. “A gente decidiu abraçar o projeto por ser um município que nos abraçou, e também porque vimos que a Prefeitura tem um projeto que sabemos que o que doamos vai chegar na população. A maioria dos sócios e colaboradores da AgroPlay moram em Cambé, então a gente quis beneficiar o município. Promovemos ações como essa também como forma de gratidão por tudo que a empresa tem conquistado. É impossível conquistar sem dividir o bem, com alimento para o corpo e também espiritual”, disse.

O prefeito Conrado Scheller enfatizou a importância da atuação conjunta com a iniciativa primada e voluntários para ajudar quem mais precisa. “A Agroplay tomou a iniciativa e veio aqui primeiro pela confiança no trabalho da Secretaria de Assistência Social e no programa Cambé que Acolhe, e penso que também por acreditarem que esses alimentos realmente vão chegar de fato para as pessoas através da ajuda desses voluntários. Tem muita gente que quer ajudar, chega aqui e comenta que não sabe onde doar e se efetivamente vai chegar nas mãos daqueles que mais precisam. E o que importa é isso, que as pessoas realmente recebam essa doação. Ações como essa é pensar no futuro da cidade, dar carinho para quem mais precisa. Não é uma cesta, é dizer para essa pessoa que tem alguém pensando em você, seja da iniciativa privada ou poder público. Que essa pessoa se sinta acolhida. A gente agradece muito a Agroplay e que isso sirva de exemplo para outras empresas, que possam se espelhar e repartir também com quem têm tão pouco. Esse é o sentido do nosso governo, junto com essas empresas e voluntários, estender uma mão amiga para quem mais precisa.”

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Lucilene Diorio, explicou que ações como essa só são possíveis através da atuação do programa Cambé que Acolhe, e também da organização do voluntariado no município, que atua como uma extensão do serviço de Assistência Social para as famílias que mais precisam. “Esse é um programa do governo Conrado, que organizou essa mediação entre quem quer doar e quem precisa. O pessoal da AgroPlay entrou em contato conosco para ver a possibilidade de recebermos os kits que estavam montando, nós oferecemos o programa e eles entenderam a parceria e seriedade que é, pegar esse voluntário que trabalha muito e fazer isso chegar até as famílias. Às vezes, as pessoas que precisam não vão até o CRAS, mas os voluntários vão na porta daquela pessoa. Isso não é meu e não é seu, é da comunidade. A fome bate, as pessoas precisam de ajuda, e aí tem essa parceria”, concluiu.

Maria Inês Belason é voluntária na organização Acamados mais Amados, e expressou com muita alegria a ação, que segundo ela ajuda e leva mais dignidade para quem mais precisa. A gente tem 150 famílias cadastradas na ONG, e todas as famílias têm um paciente acamado. Mas conhecendo o paciente, a gente entende toda a realidade da família, suas necessidades Essa doação muda muita coisa, e transforma essa família igual a uma que tem. A família não se sente diminuída porque vai ter comida para comer e um docinho para o seu filho. É uma ação extraordinária, estou muito feliz, é fantástico e emocionante. Não tenho nem palavras, porque isso engrandece muito e diminui a desigualdade social, isso para mim é amor, partilha e fraternidade. E todas as 150 famílias que atendemos vão receber graças a administração atual, ao Conrado que deixa de ser um prefeito para ser um ser humano nesse momento. Se você pensar na sua grandeza não vai para lugar nenhum. Você tem que pensar que está fazendo com que a pessoa seja igual a você e também tenha esse direito de comer e celebrar a Páscoa, que é algo além do alimento, é o próprio Cristo ressuscitado. Estou muito feliz.”