A Prefeitura Municipal de Cambé, por meio das secretarias de Saúde e Assistência Social, promoveu na manhã desta quarta-feira (5) a palestra Manejo e Acolhimento dos Autistas, para capacitação dos profissionais e servidores no acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ainda como parte das atividades especiais da Semana de Conscientização do Autismo.

O evento contou com a fala de duas palestrantes, a médica psiquiatra e nutróloga Jaqueline Albieri e a enfermeira do Departamento de Atenção Básica, Bárbara Radigonda, tratando tanto do autismo e como pode se dar a sua identificação e atendimento, como também do procedimento de acolhimento na Atenção Básica.

Segundo a secretária de Saúde, Adriane Bertan, o evento superou as expectativas e segue calendário especial da Semana de Conscientização do Autismo trazendo esclarecimentos relevantes para os profissionais da área. “O objetivo foi justamente trazer uma sensibilização para os servidores das diversas áreas que atuam nas unidades de saúde para que tenham um olhar mais acolhedor para o autista”, relatou.

A chefe da Unidade em Educação e Saúde, Lucimara Frasson, também pontuou sobre o impacto que essa capacitação pode trazer para a comunidade. “O intuito é trazer mais compreensão ao profissional, auxiliando eles a repensarem suas práticas. Quanto mais forem capacitados para lidar com os autistas, melhor será o atendimento e acolhimento”, disse.

A enfermeira do Departamento de Atenção Básica Bárbara Radigonda buscou tratar da importância do processo de atendimento nos serviços básicos do Município como unidades de saúde, assistência social e escolas, além da confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

“A gente não precisa de muita coisa para acolher, apenas ser educado, escutar, reconhecer as necessidades do paciente, se colocar no lugar deles e dos pais, ter paciência. A ênfase aqui acaba sendo sempre pelo respeito”, concluiu Radigonda.