A Prefeitura de Cambé irá promover ações especiais em razão do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é lembrado anualmente em 18 de maio.

Nessa data, será inaugurada no município a Sala da Escuta Especializada. A Lei Municipal de número 13.431 instituiu a comissão de escuta, que será responsável por ouvir nesse espaço a vítima de violência sexual e, a partir do depoimento recebido, elaborar e disparar um documento para rede de proteção. Dessa forma, as crianças e adolescentes vítimas de violação sexual não precisam descrever os episódios ocorridos para cada órgão que atende esses casos, pois o relato é feito em uma única vez. O endereço da sala não é divulgado pela segurança das vítimas.

Ainda no mês de maio, entre os dias 23 e 26, o Núcleo de Enfrentamento à Violência e Promoção de Saúde irá promover oficinas de capacitação para trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), escolas, serviços de convivência, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Polícia Militar, delegacias, entre outros. O objetivo é orientar os participantes para que não deixem de notificar os casos.

Como denunciar

Casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser denunciados por diferentes canais. A nível nacional, está disponível o Disque 100, que funciona 24h por dia e recebe, examina e encaminha denúncias sobre violações de direitos humanos.

A população pode procurar diferentes canais em Cambé para denunciar, como a Ouvidoria de número 156. O Conselho Tutelar de Cambé atende em sua sede, localizada na rua Dinamarca, 90, ou através dos telefones (43) 98403-9374, 3174-2637 e 3174-0539. O denunciante deve fornecer o maior número possível de detalhes ao denunciar.

As denúncias podem ser feitas anonimamente.

O município também conta com o formulário on-line de notificação “Notificar é cuidar”, acessado pelo sistema da Prefeitura de Cambé (http://sistemasweb.cambe.pr.gov.br:8080/NotificaViolencia/form_notificacao/). Através dele, o cidadão consegue registrar uma notificação de casos ou suspeitas de violência contra menores.

Dados

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) registrou, de 2009, ano de sua instituição no município, até 2022, o total de 2307 casos de violência contra as mais diversas faixas etárias. Destes, 655 situações correspondem à sexual contra criança, sendo que 70% (460) delas tratam-se de violência intrafamiliar, ou seja, episódios ocorridos dentro do núcleo familiar.

Em 2021, foram registrados 45 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no município. Com 25 situações contabilizadas, 2022 ainda não chegou ao seu sexto mês mas já alcançou a metade do índice do ano anterior.

O Creas é um serviço de atendimento e acompanhamento das vítimas no município. Está situado na rua Bélgica, 59, no Centro de Cambé, e atende presencialmente ou pelo telefone de número (43) 3174-0452.

Supervisão de Thiago Mossini