A Prefeitura Municipal de Cambé promove uma série de ações nesta quinta-feira (6), para garantir a segurança e normalidade de mais um dia letivo, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e em conjunto com a Polícia Militar.

O tenente da Polícia Militar Bruno Franceschet disse que já vinham sendo feitas tratativas em conjunto com a Prefeitura para prevenir qualquer situação de violência em ambiente escolar. A partir disso, será feito policiamento base diuturnamente nas escolas, além do contato mais próximo com o núcleo acadêmico para maximizar ações de segurança pública e presença da Polícia.

“Também iremos nos reunir com a Prefeitura, Ministério Público e Poder Judiciário para coordenar ações mais intensivas e dar respostas a qualquer ação futura que possa comprometer o bom andamento do ano letivo”, enfatizou Franceschet.

Já a secretária de Educação e Cultura, Estela Camata, afirmou que o tema da segurança nas escolas já é discutido há bastante tempo e vem buscando orientar os diretores em relação à entrada de pessoas nas escolas, exigindo autorização mesmo para pais e autoridades, com portões permanecendo sempre fechados.

Além disso, a Prefeitura está licitando obras de infraestrutura e o programa Escola Segura, que colocará câmeras especiais nas salas de aulas, corredores, pátios e perímetro urbano fora das escolas. Todas as câmeras estarão interligadas com uma central onde, caso se observe algo errado, seja possível entrar em contato automaticamente com as forças de segurança pública.

“A escola sempre foi vista como um ambiente seguro para toda a sociedade. E para garantir isso, todos os professores e funcionários tem um olhar cuidadoso com as crianças. Nossa equipe é treinada para cuidar das nossas preciosidades, que são nossos alunos”, concluiu a secretária.

O prefeito Conrado Scheller também destacou que vem trabalhando para garantir a segurança pública, montando grupos de debate com polícias Civil e Militar, endurecendo regras de entrada nas escolas e melhorando estruturas.

“Estamos trabalhando todos os dias para deixar as escolas seguras. Não tivemos atentado em Cambé e não podemos deixar que o pânico tome conta da gente, fechando a escola. Temos sim que ter medo do perigo, mas também temos que estar atentos e preparados para enfrenta-lo”, finalizou Scheller.

Ato ecumênico pelas crianças de Blumenau

A Prefeitura também organizou um ato ecumênico pelas crianças de Blumenau na manhã desta quinta-feira (6), na Praça Getúlio Vargas, com a presença do prefeito, vereadores, autoridades públicas e servidores municipais, padre Augustin Mukamba e pastor Jaques Jesus.