Tânia Regô/ Agência Brasil

Foram abertas 57 vagas de recenseador pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para cambeenses. As inscrições estão abertas do dia 09 a 15 de junho e podem ser feitas gratuitamente pelo site  www.ibge.gov.br/pss-complementar. O censo terá início no dia 1 de agosto de 2022 e tem previsão de término em outubro. Os recenseadores receberão por produção.

O recenseador precisará coletar informações dos moradores dos domicílios designados pelo IBGE para o Censo Demográfico de 2022. O contrato de trabalho terá duração de aproximadamente três meses e os requisitos são o ensino fundamental completo e disponibilidade para trabalhar no mínimo 25 horas semanais. A remuneração irá variar de acordo com a produção, ou seja, tempo dedicado às abordagens aos domicílios e grau de dificuldade. O resultado do processo seletivo está previsto para o dia 30 de junho.

“O Censo Demográfico do IBGE é realizado no período decenal, ele atualiza os dados da população. É um trabalho extra,  se ganhará com a produtividade e com o tempo de trabalho”, explica, o coordenador de área, Antônio Norberto Schneider.

O Censo Demográfico está atrasado em dois anos devido a pandemia da Covid-19. Neste ano os recenseadores terão um treinamento presencial antes do início da Coleta do censo e eles receberão os equipamentos necessários para o trabalho.

Sob supervisão de Thiago Mossini

Compartilhe