No mês de março, crianças e adolescentes atendidos no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) São Francisco desenvolveram um telejornal, onde gravaram notícias atuais abordando o tema da dengue, suas vivências com a doença e os cuidados com a saúde. A atividade faz parte de uma dinâmica através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), feita com jovens de 6 a 15 anos.

A coordenadora do SCFV, Susana Belanson, explicou que mensalmente são feitas dinâmicas, atividades lúdicas, passeios, entre outras atividades. Em março, a estagiária de psicologia do Serviço desenvolveu ações que abordassem o tema de tecnologia e comunicação, com o objetivo de instruir sobre o uso cauteloso da internet, discutir sobre fake news, o uso da tecnologia pelas crianças e a importância das informações.

“Nosso serviço é organizado em forma de percursos, para estimular trocas culturais e o compartilhamento de vivências, desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade, e fortalecer os vínculos sociais, sempre sob a perspectiva de incentivar a socialização e a convivência familiar e comunitária”, disse a coordenadora. 

Com isso, através da dinâmica, as crianças e adolescentes criaram um telejornal do CRAS, onde gravaram notícias atuais com o tema da dengue, citando vivências sobre a doença e os cuidados com a saúde, assim como de assuntos relacionados à previsão do tempo atual. O objetivo era possibilitar o aprendizado e despertar o protagonismo e habilidades de comunicação nas crianças.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é executado pelo CRAS São Francisco, localizado na Rua dos Caçadores, nº 50, no Bairro São Francisco. As atividades do SCFV acontecem às segundas no período da tarde, e às terças-feiras no período da manhã. Além disso, nas terças e quartas-feiras, pela tarde, também são realizadas aulas de violão por um agente da cidadania.

Confira o vídeo em nosso Instagram.

Compartilhe