Na terça-feira (16), foi realizada a primeira reunião de trabalho para instalação do campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Cambé. O prefeito Conrado Scheller, os secretários de Trabalho e Profissionalização, José Aparecido Rolim, e de Educação e Cultura, Estela Camata, e a deputada federal Luísa Canziani (PSD-PR) receberam o reitor Adriano Willian da Silva Viana Pereira e sua equipe para uma visita às instalações atuais da instituição.

Atualmente Cambé já conta provisoriamente com um campus avançado do IFPR, que funciona nas instalações do Centro de Educação Profissional. São mais de 300 vagas para os cursos de inglês, libras, programador web, cuidador de idosos e português para haitianos. O prédio funciona onde era o antigo Colégio Sesi.

O IFPR, porém, terá futuras instalações próprias e bem maiores. Pelas regras da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, o terreno onde será instalado o campus deve ter, no mínimo, 50 mil metros quadrados e atender requisitos como: acesso fácil, segurança, entre outros. Inicialmente, o governo federal deve disponibilizar R$ 25 milhões para viabilizar a obra. No entanto, o município deve encaminhar à Setec toda a documentação necessária até o final de maio.

O prefeito Conrado Scheller destacou que a confirmação do campus no município e a primeira reunião técnica é mais um passo de uma jornada que começou há algum tempo. “Essa já é uma caminhada antiga. Pegamos o prédio do antigo Colégio Sesi abandonado e transformamos no Centro de Referência do Instituto Federal do Paraná. Agora, o Governo Federal lançou esses novos campus, e Cambé foi selecionada justamente por esse trabalho. Nós plantamos a semente lá atrás e estamos colhendo hoje. É um orgulho ver esse projeto saindo do papel porque o ensino abre portas e possibilita um futuro e uma vida melhor”, disse o prefeito.

“É a concretização de um sonho, que sonhamos coletivamente, e que está saindo do papel. Uma unidade do IFPR transforma a cidade e queremos essa transformação aqui em Cambé, levando educação de qualidade e profissionalização aos jovens”, salienta a deputada Luísa.