Neste domingo (12), é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A Prefeitura de Cambé tem realizado ações de informação, mobilização, proteção, identificação e defesa da criança. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, a de Educação e a de Esportes vão realizar uma gincana com alunos da rede municipal de ensino, para incentivar que as crianças cresçam e se desenvolvam participando de atividades que estejam de acordo com a idade. A gincana acontecerá do dia 24 de junho até o mês de setembro, em 5 escolas do município.

As Secretarias de Educação e Esporte e Lazer realizarão uma ação de enfrentamento ao trabalho infantil com as crianças de cinco escolas municipais da cidade. A previsão é de que 1.127 crianças, de 4° e 5° ano, participem das atividades. Entre uma atividade e outra, será realizado um jogo de perguntas e respostas relacionado à temática.

“O trabalho infantil é caracterizado como toda atividade laboral desenvolvida por menores de 16 anos, sendo ou não remunerado, com exceção da categoria aprendiz, permitida a partir dos 14 anos ainda que o trabalho infantil doméstico é a situação mais comum. No entanto, ainda há o trabalho infantil nas ruas e o trabalho infantil que envolve também a exploração sexual, destacou Juliana Dorta Lopes, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

“O trabalho infantil afeta o desenvolvimento da criança ou adolescente, fazendo com que ele perca a infância, gera diversos problemas sociais, provoca doenças e problemas psicológicos, induz ao baixo rendimento e abandono escolar e causa despreparo para o mercado de trabalho”, explicou.

Em Cambé, denúncias sobre situações de trabalho e exploração infantil podem ser feitas através do Conselho Tutelar, pelo telefone (43) 3174-2637 e (43) 98403-9374 – plantão e do Disque 100.

Sobre o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
A data foi instituída, em 2002, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Desde então, ações são realizadas no mundo todo com o objetivo de incentivar a reflexão, conscientização e mobilização contra o trabalho infantil.