Um dos mais tradicionais campeonatos de futebol amador da região vai começar. A partir deste domingo (28), a bola rola para o torneio 1º de Maio. Neste ano, 56 equipes e cerca de 1.100 atletas entram em campo buscando levantar o troféu na Festa do Trabalhador, que acontece no feriado da próxima quarta-feira (1).

No entanto, antes dos jogos no palco principal, acontece a fase regional. Em 2024, 56 times se inscreveram na competição, sendo divididos em quatro polos diferentes: São Francisco, Novo Bandeirantes, Santo Amaro e Caramuru. Apenas 12 chegam à fase final, realizada no Centro Esportivo Castelo Branco, na Festa do Trabalhador, no dia 1º de Maio. Na última edição, o título foi conquistado pela equipe Unidos do Silvino, que também joga esse ano.

Tanto no campo do São Francisco como no Novo Bandeirantes, 19 times se enfrentam em cada, com previsão de 18 jogos em tempo único de 20 minutos, e com quatro equipes se classificando para a fase final. Já no campo do Santo Amaro, são 13 times, 12 jogos de 25 minutos e três classificados. E no Caramuru, há cinco times, quatro jogos de 45 minutos, e o campeão avançando para a fase final.

Reginaldo Mazzola, secretário de Esportes e Lazer, expressou a alegria da Secretaria estar organizando mais um Torneio 1º de Maio. “Para nós, é uma grata satisfação receber as 56 equipes inscritas. A Festa do Trabalhador vai ser completa, e toda a comunidade vai poder acompanhar bons jogos nas regiões do município já a partir deste domingo. Os times já estão com a programação em mãos e tenho certeza que vamos conseguir atingir os objetivos de levar mais um grande torneio do trabalhador para o município, com a fase final sendo disputada na Festa do Trabalhador, onde a Prefeitura, o prefeito Conrado Scheller e demais secretarias estão preparando mais esse evento”, disse.

Para quem quiser acompanhar as partidas da fase regional, o campo do Jardim São Francisco fica localizado na Rua Caçadores, 50; o campo do Santo Amaro fica na Rua Rio Tibagi, 725; o campo do Novo Bandeirantes fica na Rua Zacarias de Góes e Vasconcelos, 700; e o campo do Caramuru é no Patrimônio Caramuru, na zona rural, seguindo pela estrada do Bratislava há cerca de oito quilômetros do Centro.

A relação de equipes inscritas, tabela de jogos, programação completa e regulamento do torneio 1º de Maio estão disponíveis através deste link.