Os 44 vigilantes contratados pela Prefeitura de Cambé iniciaram o trabalho de segurança nas 44 Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) nesta segunda-feira (16). Os profissionais foram apresentados aos diretores de cada escola em um evento realizado no Centro de Eventos de Cambé pela manhã, com a presença também do prefeito Conrado Scheller, da secretária municipal de Educação e Cultura Estela Camata, de vereadores, outros secretários e representantes das polícias Civil e Militar. Os vigilantes receberam orientações, e durante a tarde já foram direcionados para a unidade no qual irão atuar para entender a rotina da escola, onde vão ficar, qual espaço vão poder transitar e qual é o seu papel dentro do ambiente escolar.

A contratação dos 44 vigilantes faz parte do Programa Escola + Segura, que conta com outras nove medidas de prevenção à violência nas escolas municipais em Cambé. Ao todo, serão investidos anualmente cerca de R$ 4,5 milhões apenas com os vigilantes, através de um contrato de 10 anos assinado com a empresa Essencial Segurança. Os contratos serão renovados anualmente para evitar maiores problemas.

Os seguranças irão entrar as 7 horas da manhã nas escolas para se preparar e organizar tudo que precisam dentro da unidade escolar, e ficam até o final da tarde quando os alunos são entregues para as famílias, visando garantir a segurança do prédio e de todos que transitam por ali. A empresa vai fazer um acompanhamento entre a gestão escolar e os vigilantes.

A Prefeitura ainda está investindo mais R$ 2 milhões em obras estruturais como elevação de muros e instalação de grades e cercas elétricas nas 44 unidades escolares. Entre as medidas também estão a instalação de câmeras de monitoramento e a implantação do botão do pânico.

O prefeito Conrado Scheller destacou que esse não é o cenário ideal, mas que o governo entendeu que essa medida, mesmo sendo emergencial, é necessária para garantir o ambiente mais harmonioso possível. “São profissionais bem preparados, vigilantes, aprovados pela Polícia Federal, que passam frequentemente por cursos e melhorias, com bons equipamentos com armamento e coletes. É um investimento no qual teremos que fazer um remanejamento, mas entendemos como uma medida necessária nesse momento. Foram 44 profissionais selecionados dentro de mais de 300 que manifestaram interesse nas vagas, então, estamos colocando hoje dentro do ambiente escolar pessoas que são muito capacitadas para cuidar das nossas crianças. Mesmo que um eventual invasor passe pelas barreiras físicas e esteja armado, teremos mais um garantidor de segurança dentro também. Estamos tentando instaurar o máximo de segurança e tranquilidade para mães, pais, alunos e equipe pedagógica”, disse.

“É um dia esperado por toda a comunidade escolar, tanto interna entre os professores e profissionais de educação, mas principalmente pelos pais das nossas crianças. Desde a grande tragédia que aconteceu em Cambé, a gente precisa dar esse suporte e essa segurança para eles. A pedido da comunidade, o prefeito Conrado Scheller atendeu, e foi feito uma licitação para contratar os vigilantes que passaram por todo um treinamento, e são profissionais contratados por uma empresa idônea, que já atende nacionalmente, então está muito preparada para dar essa segurança para nossas crianças, professores e profissionais de educação”, explicou Estela Camata, secretaria de Educação e Cultura.

Isaque Magalhães, supervisor de segurança da Essencial Segurança, expressou que a empresa se sente muito honrada de fazer parte desse momento. “Para nós é um prazer imenso, uma satisfação enorme fazer parte dessa equipe e ser um diferencial no Paraná. Trabalhamos e oferecemos esse serviço em outras escolas no Brasil, e aqui no Paraná é o primeiro município contemplando vigilante nas escolas. Para nós é muito bacana, e estamos aqui entregando vigilantes muito preparados e capacitados. Eu sempre digo para eles que esse trabalho é parceria, não conseguimos nada sozinhos, e aqui foi uma demonstração disso. Através dessa parceria com a Prefeitura, escolas e diretores vamos garantir mais segurança e paz para essas crianças e tranquilidade para os pais”.