O povo cambeense deu show e lotou a Avenida Inglaterra para o desfile de comemoração do aniversário de 76 anos de Cambé. O evento aconteceu na noite desta quarta-feira (11), após o adiamento por conta da chuva no último domingo, e foi um sucesso de público e aprovação do novo horário. A via ficou recheada de muita emoção e alegria, com quase 2 mil pessoas de diferentes setores do município passando por cerca de 400 metros entre o Banco do Brasil e a Prefeitura.

Conrado Scheller, prefeito de Cambé, salientou o acerto em transferir o desfile de domingo de manhã, quando choveu bastante na cidade, para a noite da quarta-feira. “Foi uma grande festa, um evento mais do que especial para celebrar os 76 anos de desenvolvimento e vida da nossa querida Cambé. É só agradecer a Deus por esse momento maravilhoso. E o município deu mais uma demonstração de que desfile não se cancela, se adia. Antes tinha essa tradição de cancelar tudo que dava errado, mas nossa tradição é ter coragem para enfrentar as adversidades e entregar o melhor evento, no dia do aniversário da cidade, a noite pela primeira vez. E foi um sucesso, com segurança, com povo feliz, sem sol para judiar nossas crianças e idosos, com comerciante ajudando, nossa equipe de trabalho que garantiu que tudo saísse perfeitamente. Foi um show de todos que participaram e vieram prestigiar. Um sucesso, do tamanho que Cambé merece em mais um aniversário”.

O tema do desfile deste ano foi “A educação humanizada”, e cerca de 2.000 pessoas entre alunos das escolas municipais, colégios estaduais, servidores, entidades, grupos religiosos e comunidade em geral participaram do evento.

O desfile contou com a participação da banda do II Colégio da Polícia Militar do Paraná, tocando fanfarra, Batalhão da Polícia Militar do Paraná, frota do Corpo de Bombeiros, idosos, grupos de escoteiros, APAE, ONG 4 Patas, Família Sombel, Igreja Católica Decanato, e servidores e comunidade assistida e atuante através de projetos das Secretarias Municipal de Educação e Cultura, Esporte e Lazer, Saúde Pública e Assistência Social e Cidadania.

Além deles, as 44 escolas municipais de Cambé foram à Avenida Inglaterra e cada participação com uma mensagem diferente, e emocionando ainda mais o público. Dentro do tema central, as unidades foram divididas nas seguintes categorias: Início da vida em sociedade; Transmissão de valores, costumes e cultura; Transmissão de valores, costumes e cultura; Ampliação do mundo social da criança; Direitos e deveres; Diferenças e semelhanças; Trabalho em equipe; Formação do povo brasileiro e o respeito às diferenças culturais; Convivência com as diferenças: Benefícios à sociedade; Consciência da conservação dos bens de uso coletivo; e Preservação (Problemas Ambientais e os espaços públicos).

Claudete Brizola, que participa das atividades promovidas no Centro de Convivência do Idoso (CCI) do Novo Bandeirantes, estava no desfile pela primeira vez, mas mesmo assim, muito a vontade. “Eu fiquei muito ansiosa, mas estou com o meu pessoal, nós que fomos representar Cambé nos Jogos da Integração do Idoso em Pontal do Paraná em agosto. Então, estou em casa, com as amigas, me divertindo bastante. Foi um lindo desfile”, disse.

Lawane Barbosa estava emocionada vendo a filha Gabriela, aluna da Escola Alvorada, desfilar pela primeira vez e destacou que teve muitas lembranças do passado também. “Ver ela ali é uma forma de reviver um pouco a gente que já desfilou, mas também de incentivar as crianças ao estudo, a participar mais dos projetos escolares, e acho muito bom. Depois de tanta coisa triste que a gente passou, esse é um momento de alegria para os alunos, a escola dela completando 50 anos. É muito importante. E ela disse que estava muito nervosa, mas deu tudo certo e ela gostou bastante de participar”, expressou.

Os irmãos Ana e Felipe também foram desfilar pela primeira vez, e os dois fizeram questão de destacar que gostaram demais da sensação de participar do evento, foi bem legal, e amaram segurar o cartaz que representava a Escola Municipal Professora Izaura Ferreira Neves.