Em evento realizado no Centro da Juventude na tarde desta sexta-feira (18), a Prefeitura recebeu a doação de cerca de sete toneladas de alimentos através da empresa Sandoz, em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social. O montante será distribuído para instituições filantrópicas do município, e para organizações sociais por meio do Programa Cambé que Acolhe, que direciona doações de alimentos e outros itens para atender famílias carentes. “É muito importante esse envolvimento da comunidade e dos empresários com a cidade e na ajuda ao próximo. Esperamos que essa ação da Sandoz, que é nossa parceira sempre, sirva de estímulo para outras empresas também se engajarem”, destacou o prefeito Conrado Scheller.

A Sandoz, empresa referência em medicamentos genéricos e biossimilares e que possui fábrica em Cambé, realizou recentemente uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). O organizador da semana, Marcelo Arruda, explicou que durante a programação foi proposta uma gincana onde todos os colaboradores participaram de ações, e em um dos dias, o objetivo principal foi a arrecadação de alimentos.

“A Sipat esse ano foi voltada para ações de saúde mental, e um dos tópicos era como a falta de alimentação adequada no dia-a-dia pode impactar a saúde mental das famílias carentes também. Os colaboradores tiveram uma adesão muito boa, e apenas em um dia conseguimos arrecadar sete toneladas de alimentos, com arroz, feijão, óleo e leite”, relatou Arruda.

Já o diretor industrial da Sandoz, Bruno Petenuci, expressou a alegria de fazer a entrega de uma doação desse tamanho para quem realmente precisa em Cambé. “Fazemos essa gincana sempre com o intuito e propósito de ajudar nossa comunidade, ajudar o próximo, e surpreendentemente arrecadamos quase sete toneladas de alimentos. Ficamos surpresos com a quantidade, o engajamento das pessoas, e estamos entregando isso hoje. É muito bom ainda saber que tem esse programa Cambé que Acolhe para ter a segurança que esse alimento será entregue para pessoas que realmente precisam”, afirmou o diretor.

A Secretaria Municipal de Assistência Social informou que serão contemplados através das doações a Santa Casa de Misericórdia de Cambé, o Lar Santo Antônio e mais 56 organizações sociais que fazem a distribuição de alimentos pela cidade.

Lucilene Diorio, secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, afirmou que a doação irá atingir famílias carentes em toda a cidade. “Bom, é uma grande satisfação receber essas sete toneladas de alimentos, que irão impactar diretamente a comunidade. Hoje, esses alimentos serão distribuídos através dos grupos de voluntários cadastrados no Cambé que Acolhe que atende as famílias. Isso fortalece diretamente a ação social no município. E é ótimo que também serão contemplados o Lar Santo Antônio que tem o atendimento para pessoas em situação de rua, e uma outra área da vulnerabilidade social que são as famílias atendidas na Santa Casa, uma referência de atendimento no SUS na região”.

A representante da Ação Solidária Adventista (ASA), Adenira Mandarino, relatou que só a organização social que ela coordena atende mais de 100 pessoas por mês, e que a doação é primordial para a ação social. “Nós ajudamos as famílias carentes com alimentos, roupas, marmitas no UPA e para os moradores em situação de rua, sempre ajudando a comunidade e pessoas que mais precisam. Essa doação ajuda muito, porque nós arrecadamos alimentos em porta de mercado, na rua, então, essa fonte ajuda demais a gente e será direcionada para quem precisa”.

A Santa Casa foi fundada nos anos 1950, e é uma instituição filantrópica com 95% dos atendimentos destinados aos usuários do SUS. Hoje conta com 238 funcionários e 80 médicos, e destina ao SUS 78 leitos gerais e 10 leitos de UTI, com atendimento 24h de Pronto Socorro em Clínica Geral, Ortopedia, Pediatria e Obstetrícia. E ainda Cirurgia Geral, Ortopédica e Ginecológica. Ao todo, são feitos por ano 22.450 atendimentos, 5.160 internações, 1.700 cirurgias, 660 partos e 4.400 exames de tomografia. Diariamente, são servidas 560 refeições.

Já o Lar Santo Antônio é uma instituição filantrópica fundada nos anos 1950 pelo Pároco da Paróquia Santo Antônio de Cambé, Reverendo Padre Symphoriano Kopf e comunidade local. Hoje, atende crianças e adolescentes, e através do Projeto Vida e Esperança tem a meta de fornecer serviços extracurriculares como oficinas, recreação e atendimento para 140 crianças e adolescentes. O Lar também tem o projeto Abrigo para pessoas em situação de rua com uma casa de passagem, oficinas e atendimentos. Diariamente são oferecidas 100 refeições no Lar Santo Antônio; e 360 refeições na casa de passagem, com 80 cafés da manhã, 120 almoços, 60 lanches da tarde e 100 jantares.