A Prefeitura de Cambé, através da Secretaria Municipal de Saúde Pública, promove neste sábado (13) o Dia D de vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe. A ação será feita com os grupos prioritários, das 8h às 17h, em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), visando aumentar a cobertura vacinal no município. Para receber o imunizante, é só comparecer com documento pessoal, documento de comprovação de grupo prioritário e carteira de vacinação.

O Dia D de Vacinação contra a gripe será feito nas UBS do Cambé II, Cambé IV, Santo Amaro e Jardim Silvino. Hoje, o município possui 14 grupos prioritários habilitados para receber as doses da vacina neste sábado: caminhoneiros; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência permanente; pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais; pessoas em situação de rua; população acima de 60 anos; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; povos indígenas; professores do ensino básico e superior; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento; trabalhadores portuários; trabalhadores da saúde; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso.

A responsável pelo Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde Pública, Mayara Santos, explicou que o Dia D neste sábado surge com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal no município, possibilitando uma oportunidade aos grupos prioritários que não conseguiram se vacinar durante a semana. “E lembrando também que, diante do aumento dos casos de gripe, a vacinação ainda se mantém como uma das maneiras mais eficientes de prevenir contra as formas graves da doença. Convidamos a população para aproveitar este final de semana e comparecer com a família na UBS mais próxima da sua região. É necessário que cada um faça sua parte”, ressaltou.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.