O município de Cambé está fazendo a atualização no cadastro dos funcionários efetivos e comissionados da prefeitura. Segundo informações do setor de Recursos Humanos, a prefeitura precisa atualizar os dados pessoais dos servidores no eSocial, um programa do Governo Federal que agrupa informações trabalhistas e previdenciárias da população. A Prefeitura de Cambé conta atualmente com 2.643 servidores, que podem fazer a atualização do cadastro até o dia 30 de setembro.

Mitsuyasu Tsuneda, responsável pela folha de pagamentos da prefeitura, explica que a atualização é necessária porque muitos funcionários mudam de endereço, de estado civil ou precisam incluir novos dependentes. “Se todas as informações estão atualizadas nesse banco de dados, fica muito mais fácil para algum servidor que vai se aposentar, por exemplo”, esclarece. Ainda de acordo com Tsuneda, a atualização é obrigatória e o servidor pode fazer de duas maneiras: através de um formulário eletrônico disponível na área do servidor no site da Prefeitura de Cambé (www.cambe.pr.gov.br/site/index.php/area-do-servidor) ou pelo formulário impresso, que pode ser retirado também no site da prefeitura. “Se os funcionários optarem pela versão impressa, ela deve ser entregue, junto com um comprovante de residência, ao responsável pelo setor, que depois vai devolver para a área de Recursos Humanos”, orienta.

Segundo Tsuneda, há outro formulário de atualização obrigatório, mas somente para quem recebe o vale transporte: “fica no mesmo local dos outros, mas esse deve ser impresso”. De acordo com ele, o requerimento para solicitar o benefício do vale transporte também está disponível, mas esse é opcional. Até o momento, cerca de 300 funcionários já fizeram a atualização do cadastro. “Para quem não atualizar os dados, vai ser aberto um Processo Administrativo Disciplinar e vai estar sujeito a advertências e a suspensão”, finaliza.