A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania em parceria com a Secretaria de educação, deu início a uma série de ações com alunos da rede municipal de ensino com o objetivo de divulgar o combate ao trabalho infantil na cidade. A primeira ação ocorreu na manhã desta sexta-feira (24) na Escola Jacídio Correia, em Cambé.

Nesta ação, foi realizada uma gincana com as crianças da escola, gerando não só a interação entre elas, mas também o trabalho em equipe. Diversas atividades foram realizadas com as crianças, como corrida do ovo na colher, passa bambolê, corrida de obstáculos e outras. Ao longo da gincana, foi possível ver como as crianças estavam se divertindo “à moda antiga”, se exercitando e aprendendo novas atividades.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Lucilene Diorio, disse que a atividade busca também tirar um pouco as crianças das frentes das telas. “Queremos ajudar a despertar o que a criança tem de melhor, o saber brincar”, destaca. Lucilene participou ativamente das atividades e diz ter ficado muito emocionada vendo as crianças brincando e sendo crianças.

Além da gincana, houve também de um jogo de perguntas sobre o tema “Trabalho Infantil”, já abordado na escola e estudado por eles. Ao final da atividade, elas ganharam um gibi da Turma da Mônica que fala sobre o trabalho infantil e uma medalha de participação.

O prefeito Conrado Scheller também esteve presente e conversou um pouco com as crianças. “Pode sair daqui, quem sabe, um prefeito, um médico, um engenheiro, um maquiador, mas agora é hora de vocês brincarem. Criança tem que ser criança e vocês são o futuro de Cambé”, disse ele durante a conversa.

A ação continuará até o mês de setembro e passará ainda por outras quatro escolas municipais da cidade.