Foi liberado nesta terça-feira (28) o tráfego das pistas principais do Viaduto Bratislava, no cruzamento da Avenida Brasil com a BR-369, em Cambé. Com a obra, os moradores do município ganharão mais segurança e mais agilidade no tráfego de veículos. A obra atingiu 85% de conclusão e a previsão de entrega é no fim de julho.

O investimento total chega a R$ 13,5 milhões, feito pelo Governo do Estado, dentro do programa Avança Paraná, que conta com recursos financiados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal. “Essa é uma obra histórica, que há muito tempo a população de Cambé esperava. Ela vai salvar muitas vidas, centenas de famílias já perderam entes queridos neste local e, agora, com esse viaduto a tendência é que tudo melhore. É um projeto inovador”, destacou o governador Carlos Massa Ratinho Junior, que cortou simbolicamente a faixa de liberação junto com o prefeito Conrado Scheller.

Scheller ressaltou a importância do investimento para o aumento da segurança no trajeto e para o desenvolvimento econômico da região. “O primeiro impacto é no salvamento de vidas. O critério utilizado foi o lugar que teve maior número de mortes. O segundo é o desenvolvimento econômico, com a junção da cidade que tem dois polos industriais totalmente divididos pela BR-369”, disse o prefeito.

O cruzamento liberado fica na rota principal do trecho entre Londrina e Maringá, local onde há tráfego intenso de veículos por se tratar de um corredor de escoamento da produção industrial de Arapongas e Rolândia. A estimativa é que passam pelo local em média 26 mil veículos/dia, sendo cerca de 6 mil veículos pesados. Os trabalhos agora permanecem concentrados nas vias marginais e ligação das vias municipais às passagens superiores do viaduto.

Muito esperado pela população, o viaduto está sendo erguido no km 163 da BR-369, na interseção da Avenida Brasil com a estrada Bratislava, em Cambé. A obra vai organizar e agilizar o tráfego no local, beneficiando quem transita no sentido centro de Londrina ou para outras cidades da região ou, ainda, os que seguem para Maringá, no Noroeste.

O viaduto também vai melhorar também o acesso ao Parque Histórico Municipal Danziger Hof, um dos principais pontos turísticos de Cambé. A região também passou a ser um atrativo imobiliário, com a instalação de condomínios horizontais e a previsão de criação de um novo bairro residencial com mais de 300 lotes.

Na interseção da Avenida Brasil com a Estrada Bratislava, o trecho foi rebaixado e o projeto contempla, ainda, a construção de duas alças de acesso separadas, que darão continuidade à Avenida Brasil e à Bratislava, em um trajeto de aproximadamente 800 metros. Até o momento, dois viadutos dando continuidade à Avenida Brasil e à Estrada Bratislava já foram concluídos. Além disso, já foi executado todo o rebaixamento da BR-369 e finalizado os serviços de pavimentação da pista principal embaixo dos viadutos.