Nesta quarta-feira (15), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, uma data importante para reforçar a importância dos cuidados com as pessoas de mais idade e a necessidade de denunciar quem pratica violência e maus tratos contra elas.

Em Cambé, casos de violações de direitos de pessoas idosas são atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Apenas no ano de 2021, chegaram até o serviço 55 casos de violência contra idosos da cidade. Grande parte foi por situação de negligência ou abandono (33 casos), seguido de violência psicológica (20 casos), física (9 casos) e patrimonial (4 casos). Desde a implantação do serviço em Cambé, em 2009, foram registrados e acompanhados 926 casos de atendimento a idosos. Atualmente, são cerca de 80 casos em acompanhamento.

O serviço do CREAS tem como objetivo realizar o apoio, orientação e acompanhamento aos idosos e suas famílias. “Esses serviços são atenção e orientações para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais, priorizando a função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam ou as submetem a situações de risco pessoal e social”, explica a secretária de Assistência Social e Cidadania de Cambé, Lucilene Diori.

Em Cambé, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) representa e defende os interesses dos idosos, assegurando a liberdade, o respeito e a dignidade do idoso, zelando pelo cumprimento de tudo o que é estabelecido por lei. O conselho foi criado em 2019 e é composto pelo poder público (Secretarias de Assistência Social, Educação, Cultura, Saúde, Esporte e Lazer e do Trabalho) e ONGs que trabalham com a população idosa.

Lucilene Diorio lembra que além da atuação frente a situações já estabelecidas de violação de direitos, é importante agir preventivamente. “Vale destacar que Cambé possui dois Centros de Convivência, que desenvolvem serviços voltados especificamente para a população idosa, o Centro de Convivência do Jardim Novo Bandeirantes e o Centro de Convivência do Jardim Tupi”, destaca Diorio.

Durante a semana, circulam em torno de 200 idosos por esses espaços, participando de atividades em que se prioriza a convivência social através de Rodas de Conversa, atividades físicas desenvolvidas pela Secretaria de Esportes e atividades em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL). As atividades ocorrem ao longo do ano e tem o objetivo comum de contribuir para um envelhecimento saudável, promoção da autonomia e do protagonismo dos idosos, constituindo-se, portanto, em fatores de proteção contra situações de risco. Todas as atividades são abertas à população idosa, que pode procurar as unidades para maiores informações.

Serviço:
Centro de Convivência Jardim Novo Bandeirantes
Rua Presidente Arthur Bernardes, 225 – Jardim Novo Bandeirantes
Telefone: (43) 3174-0279

Centro de Convivência Jardim Tupi
Rua Curitiba, 1037 – Vila Mesquita
Telefone: (43) 3174-0231

Compartilhe