A Comissão de Sindicância e Processos Administrativo Disciplinar (COMSPAD), popularmente conhecida como Corregedoria, ministrou uma reunião de orientação para 17 diretores de departamento da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para esclarecer sobre o que fazer em possíveis infrações de servidores, e sanar dúvidas que possam surgir eventualmente.

A COMSPAD afirmou que a reunião foi um pedido da própria Secretaria, e que esses encontros são de grande importância, já que quando secretários, diretores e coordenadores são orientados corretamente, a possibilidade de erros em procedimentos administrativos disciplinares diminui, evitando injustiças. E diz ainda que fica à disposição de outros secretários, diretores, coordenadores e servidores da Prefeitura para essas orientações.

O diretor do Departamento Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Teodoro, destacou a relevância da ação e como ela agrega ao serviço público. “Essa orientação foi de suma importância porque abordaram como devemos proceder nos mais diversos tipos de situações que enfrentamos no nosso dia-a-dia. Temos aproximadamente 180 servidores, então, os encarregados têm um papel fundamental de saber escutar, saber agir, saber como agir em determinada situação, e eles nos explicaram de que maneira nos portar, como evitar que algum tipo de situação fique ainda maior. Isso vai nos ajudar bastante para que a gente consiga trabalhar melhor”, expressou.

A Comissão atua na apuração e conclusão de atos infracionais cometidos no âmbito da Administração Pública, e é regida pela Lei Municipal nº 048/2020. Atualmente, a COMSPAD é composta por quatro servidores: Ailton Góes Júnior, Fábio Henrique Nakamoto, Jonas Satoru Tamari e Paulo Sérgio Chudis. A Corregedoria foi criada no início de 2018, na gestão do então prefeito Zé do Carmo, e tem sua sede localizada na Rua Portugal, 44.