O Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, promoveu a entrega de 20 tablets para o Centro da Juventude de Cambé. Os aparelhos ficam à disposição dos agentes da cidadania e alunos que fazem parte dos projetos promovidos no local pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 458.850,00, com R$ 232.875,00 do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e mais R$ 225.975,00 de recursos próprios. Foram adquiridos 260 tablets da marca Samsung, distribuídos em 26 Centros da Juventude. Cambé recebeu 20 aparelhos.

De acordo com a Secretaria Estadual, os tablets foram adquiridos através do projeto Aprimora Centro da Juventude, que tem como objetivo oferecer mais equipamentos e tecnologia para jovens que frequentam os espaços.

“Estamos aqui fazendo essa entrega para que os jovens que participam do Centro da Juventude possam ter essa interlocução com as redes sociais, e facilitar o trabalho dos nossos agentes da cidadania dentro dos cursos e atividades que são desenvolvidas. E a gente tem buscado junto com o secretário de Desenvolvimento Social e Família Rogério Carboni, e o governador Carlos Massa Ratinho Junior, fazer com que a juventude possa ter esse protagonismo não só no esporte, na educação, mas também no desenvolvimento, fazer com que eles realmente se integrem na sociedade. A juventude traz uma energia muito grande para nós, e faz com que a gente tenha esse dinamismo para buscar a participação. Então, a gente traz esse equipamento mais uma vez junto ao Centro da Juventude, do prefeito Conrado Scheller, para que possam fazer essa interlocução não só nas atividades sociais, mas também nas redes sociais”, destacou o diretor de Políticas Públicas para Família do Estado, Ronaldo Olmo.

Reginaldo Mazzola, secretário de Esportes e Lazer, ressaltou a importância que os tablets trazem para o atendimento no CeJu. “É mais um equipamento que vem agregar nos serviços prestados no Centro da Juventude. Para nós da Secretaria de Esportes, junto com o pessoal da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, isso vai possibilitar um atendimento de mais qualidade a mais jovens, com essa tecnologia, e paralelo a isso ofertar atividades que possam trazer esses jovens aqui pro Centro. Isso fortalece ainda mais o vínculo do poder público com a comunidade, que é um dos objetivos da nossa atuação no Centro da Juventude”.

O Centro da Juventude, através da Secretaria de Esportes e Lazer, oferece aulas de balé, basquete misto, futsal misto, handebol misto, judô e wrestling, taekwondo e vôlei masculino. No local, ainda acontece o programa Agente da Cidadania, que oferece aos jovens uma bolsa auxílio de R$ 306 por mês para desenvolverem projetos em áreas como esporte, lazer e cultura, entre outras. No Centro da Juventude, há projetos de agentes da cidadania de arteterapia, desenho, handebol misto, teatro, vôlei feminino e vôlei masculino.