Você tem interesse em opinar sobre temas e assuntos que interferem na sua vida, como Saúde, Educação e Mobilidade Urbana? Então esse é o momento! Os cambeenses vão poder participar da terceira reunião do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Londrina (RML), que acontece na próxima terça-feira (29), às 14h. O objetivo do plano é discutir assuntos que são de interesse de toda a população dos municípios que compõem a RML. A audiência é aberta ao público e vai acontecer no Auditório do Sincoval, que fica na Rua Ana Neri, 300 – Vila Fujita.

José Antônio Bahls, secretário de Planejamento, explica que o Plano de Desenvolvimento Urbano e Integrado tem o objetivo de orientar o planejamento e as políticas públicas dos municípios que compõem a RML, principalmente no que diz respeito às Funções Públicas de Interesse Comum (FPIC). “Cambé e Ibiporã apresentam uma conurbação com a cidade de Londrina e que, juntas, têm uma integração direta em diversos assuntos de interesse de toda a região, por isso temos esse plano, já que ele nos ajuda a nortear as ações que não dependem de apenas uma cidade, mas de todas”, ressalta. Ele cita como exemplo os consórcios de Saúde – Cismepar -, o transporte público, a Educação, a mobilidade urbana e o uso compartilhado do sistema viário.

Bahls complementa que, através de um diagnóstico, o PDUI vai propor ações conjuntas entre municípios próximos ou conurbações que são de interesse comum. “E é muito importante que a gente tenha a participação da população, que é afetada diretamente por todos os quesitos que são abordados no plano”, explica. Nessa terceira etapa, serão apresentadas as propostas para estruturar e organizar a Região Metropolitana de Londrina.

Na audiência pública, vão participar representantes dos 25 municípios que compõem a RML, tanto de forma presencial quanto remotamente. As cadeiras serão ocupadas por ordem de chegada. Além disso, as pessoas que quiserem participar verbalmente da segunda reunião sobre o PDUI vão poder assinar uma lista e terão dois minutos para fazer apontamentos. Quem não quiser falar, vai poder registrar os comentários em uma ficha.

Quem quiser apenas assistir à audiência pública, pode acompanhar pelo canal do Youtube do PDUI, disponível em: https://www.youtube.com/@pduidaregiaometropolitanad4678. Outras informações e relatórios das reuniões anteriores podem ser consultados através do link: https://www.pduilondrina.com.br/documentos.