A cidade de Cambé, por meio da Secretaria de Esportes, vai receber o projeto de mini-handebol da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). Segundo informações da CBHb, o mini-handebol é uma atividade de iniciação aos princípios da modalidade e é destinado à crianças de 6 a 11 anos. Cambé e Londrina são as únicas cidades da região contempladas com o projeto.

Juliano Melo, professor de educação física e técnico das equipes femininas de handebol da Secretaria de Educação, explica que a CBHb disponibiliza materiais de divulgação e de treino aos municípios. “Esse é um projeto muito importante e que nos coloca no cenário nacional do esporte”, comemora. De acordo com ele, a Secretaria de Esportes ainda estuda, junto à Secretaria de Educação, como vai ser feita a inserção do mini-handebol nas escolas do município. “Nós já contamos com festivas de mini-handebol com a presença de quase todas as escolas do município”, pontua. Segundo o professor, a administração municipal também fornece cursos de capacitação aos professores da rede.

Juliano Melo ressalta que a cidade também conta com escolinhas de treinamento, que dão continuidade no esporte para as crianças que se interessarem. “Essas escolinhas têm turmas que vão até a idade adulta, que participam de festivais, campeonatos e jogos amistosos, além das competições regionais e estaduais”, detalha.

O professor também destaca a importância de incentivar a prática de esportes entre as crianças. “Criar o hábito saudável da prática de atividades físicas e do esporte é fundamental, visto que o índice de obesidade está aumentando. Além disso, o esporte também promove a socialização das crianças”, conclui.