Cambé Oportuniza aproxima a possibilidade de trabalhadores informais se tornarem microempreendedores individuais (MEI)  por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Os funcionários da secretária de Assistência Social participaram de uma capacitação na sexta-feira (01/07), que irá auxiliar na identificação de maneiras de formalizar o trabalho da população.

A capacitação foi oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e pela Sala do Empreendedor, através do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A secretária de Assistência Social, Lucilene Diorio, explica que aqueles que trabalham e empreendem na informalidade não tem direito à aposentadoria, auxílio doença, auxílio maternidade, auxílio reclusão, pensão por morte e emissão de nota fiscal. “Muitas pessoas que chegam ao CRAS prestam serviços e são, por exemplo, diaristas, manicures e pedreiros. A intenção é mostrar que eles podem se tornar o microempreendedores individuais (MEI) e ter o direito à diversos benefícios”, informa Lucilene. Ela também destaca que aqueles interessados terão todo o apoio da Sebrae para se tornarem MEI. “Caso a pessoa queira se informar melhor sobre o MEI, vamos agendar um horário no CRAS com ela, no qual o pessoal da Sala do Empreendedor também participará”, detalha.

A secretária conta que em 15 dias o projeto do Cambé Oportuniza iniciará no CRAS do Campos Verdes. “Iremos identificar pequenos empreendedores na informalidade para que possamos levar eles à formalidade e mostrar a eles como funciona abrir um MEI”, finaliza.

Sob supervisão de Thiago Mossini

Compartilhe