A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) foi selecionada para compor a Câmara Temática de Saúde para Trânsito (CTST) do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A composição dos grupos é atualizada a cada biênio, para fortalecer a atuação do órgão coordenador, normativo e consultivo máximo da política nacional de trânsito, responsável pela regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro. Representam a Sestran, a secretária, Thays Kuchenbecker, e a arquiteta, Lucila Beltrame.

As Câmaras Temáticas são órgãos colegiados técnicos que assessoram o Contran na formulação de políticas e diretrizes para o trânsito no Brasil. Esses colegiados são compostos por especialistas que vão desenvolver soluções técnicas para questões cruciais de segurança viária, orientando as melhores medidas estratégias para o setor, promovendo debates e formulando propostas que darão margem técnica para deliberação do Conselho, impactando diretamente na segurança e qualidade da circulação nas vias públicas.

Elas são regulamentadas pela Resolução Contran n.º 883, de 13 de dezembro de 2021. Cada Câmara é constituída por especialistas representantes de órgãos e entidades executivos da união, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, além de especialistas representantes dos diversos segmentos da sociedade relacionados com o trânsito.

Ao todo, são seis grupos diferentes, sendo: Assuntos Veiculares e Transportes Rodoviários (CTVAT); Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito (CTET); Saúde para o Trânsito (CTST); Educação para o Trânsito (CTEDUC); Esforço Legal (CTEL); Gestão e Coordenação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (CTPNAT). A Sestran foi selecionada, entre vários municípios do Brasil, para compor a Câmara Temática de Saúde para Trânsito (CTST).

A Câmara Temática de Saúde Para Trânsito é composta por representantes da  coordenação da CTST; Polícia Rodoviária Federal; Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas, Paraná e Rio Grande do Sul; Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão; Companhia de Engenharia de Tráfego (CET/SP); Sestran; Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito de Mossoró–RN; Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV); Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet); Trânsito Amigo – Associação de Parentes, Amigos e Vítimas de Trânsito; Associação Brasileira de Toxicologia (ABTOX); e Conselho Federal de Psicologia.

Thays Kuchenbecker, secretária municipal de Segurança Pública e Trânsito, ressaltou que a participação de Cambé é benéfica para todo o país, e também para os motoristas do próprio município. “Isso porque podemos contribuir com as políticas de segurança de trânsito ao nível nacional e, além disso, também para participar e acessar os conhecimentos técnicos de todos os especialistas que irão compor a Câmara, fortalecendo a gestão do município em relação ao trânsito, a fim de reduzir acidentes e os custos com a saúde pública no município”, disse.

Compartilhe