Aproveitando o final das férias escolares municipais, a Secretaria de Educação e Cultura está promovendo uma série de cursos de formação e reuniões pedagógicas, o Programa de Formação Continuada, para professores, coordenadores, diretores, auxiliares administrativos e serviços gerais do município. O cronograma se estende por toda a semana com o intuito de aprofundar o conhecimento e seguir a proposta de formação continuada durante todo ano.

Na manhã desta segunda-feira (17), a formação foi direcionada para cerca de 500 servidores, das áreas administrativa e de serviços gerais, com palestra ministrada pelo especialista em educação corporativa Renan Laffranchi, com o tema “O desafio da gestão de pessoas no ambiente escolar”.

Além disso, de acordo com a secretária de Educação e Cultura Estela Camata, na terça-feira (18), na Escola Municipal Prof. Jacídio Correia, se iniciam as formações mais específicas de gestão, direcionada para diretores e coordenadores, com conteúdo específica e implementação do aplicativo botão do pânico. Na quarta-feira (19), os professores retornam para reunião pedagógica e orientação do aplicativo. E quinta e sexta-feira estão marcadas as formações específicas por áreas, com assessores de outras universidades para trabalhar áreas como artes, educação física, língua portuguesa e matemática. As aulas voltam na próxima segunda-feira (24).

A secretária destacou como a formação continuada é essencial para o ensino e gestão no município. “Essa é uma prática que já está instituída em Cambé. Então, principalmente para os nossos professores, a formação acontece o ano todo, seja pelos assessores pedagógicos da secretaria, ou o que contratamos de áreas específicas do conhecimento. E isso é muito importante. Além disso, essa palestra de hoje não acontecia antes. Nós inovamos, trazendo a formação para esse público, porque eles também precisam seguir se aperfeiçoando não só no aspecto pessoal, mas também profissional”, disse.

Os servidores interessados em participar da formação continuada devem fazer sua inscrição através do site da Secretaria de Educação e Cultura, ou clicando aqui.

 

Obras nas escolas

Desde a última semana, a Prefeitura de Cambé, através da Secretaria de Obras, vem realizando uma série de reformas estruturais nas escolas e CMEIs do município. A medida faz parte do programa Escola + Segura, prevendo investimento de R$ 2 milhões para essas obras. Outras ações também serão realizadas, como instalação de câmeras de segurança, reforço policial e de guardas armados, decretos para diminuição do fluxo de pessoas no ambiente escolar e desenvolvimento de ações educativas.

Estela Camata também comentou sobre essas reformas, que serão observadas por servidores, alunos e responsáveis na próxima semana. “As obras estão a todo vapor e nós queremos terminar isso o mais rápido possível. Além do CMEI Dr. Daisaku Ikeda (o primeiro a receber as mudanças), essa semana já iniciamos em outras unidades. Nós fizemos uma lista prioritária porque identificamos que existiam algumas escolas mais vulneráveis, com muro ou grade muito baixa. Como agora teremos um padrão de altura, muitos vão precisar somente da grade para colocar a cerca, porém, outras precisam aumentar um pouco um muro para poder instalar a grade para depois a cerca. Então, priorizamos algumas unidades primeiro. Teremos um mês todo de muito trabalho”, concluiu.

Compartilhe