Mais direito à alimentação adequada e a comida de qualidade. Para ajudar na discussão e definir diretrizes que contribuam com o fim da fome, a Secretaria de Assistência Social realizou nesta quinta-feira (13) a 5ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O tema da reunião deste ano foi “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”.
O objetivo da Conferência foi reunir representantes do poder público, sociedade civil organizada e população interessada para debater os principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas que refletem no direito humano à alimentação adequada, além de contribuir e dar diretrizes ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan).
O evento contou com a aprovação do regimento, palestra e grupos de trabalho orientados por eixo, plenária e apresentação das propostas definidas, além da eleição dos delegados que irão representar Cambé e levar as prioridades locais para a Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional.
A secretária municipal de Assistência Social, Lucilene Diorio, afirmou que a segurança alimentar e nutricional compreende o usufruto do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, e destacou a importância da conferência. “O evento possibilita a ampliação dessa discussão, e é essencial para avançarmos na proteção e defesa do direito humano à alimentação adequada, articulando as políticas públicas de saúde, educação, agricultura e assistência social, com atuação intersetorial para o enfrentamento da fome e da insegurança alimentar e nutricional, prevenindo os agravos à saúde causados pela má nutrição”.
Já o prefeito Conrado Scheller destacou que Cambé tem um sistema de trabalho, uma engrenagem, que conta com ajuda do poder público, produtores, servidores, diversas áreas que têm muita responsabilidade nas mãos por entender que não tem coisa pior do que passar fome. “Esse é um processo que significa muito mais do que só a segurança, é de dignidade. Por isso temos a melhor merenda do Paraná, deixamos a cesta básica mais pesada e com mais qualidade, porque sabemos que é inadmissível ter pessoas passando fome”, concluiu o prefeito.