A Secretaria de Saúde de Cambé está mobilizada para garantir que todas as cambeenses tenham acesso aos exames ginecológicos fundamentais à saúde da mulher. A pasta organizou para este sábado (11) uma ação para ampliar o número de coletas de papanicolau e de mamografias. A coleta vai ser intensificada em comemoração ao Mês da Mulher. A ação acontece no próximo sábado, das 8h às 14h, em todas as Unidades Básicas de Saúde. 

Bárbara Radigonda, enfermeira do Departamento de Atenção Básica, explica que as mulheres podem agendar o atendimento na UBS mais próxima da residência, mas garante que todas as mulheres que comparecerem no dia também serão atendidas. Segundo ela, o principal foco da ação é a coleta do papanicolau e o agendamento da mamografia, exames que são fundamentais para o rastreamento do câncer de colo de útero e de mama, respectivamente. “Esses exames são a principal forma e a mais eficaz de detectar precocemente esses tipos de cânceres. Quanto mais recente a neoplasia é detectada, maiores são as chances de cura total da mulher”, explica.

Radigonda ressalta que os exames são indicados para todas mulheres que já iniciaram a vida sexual. “Mas a faixa etária alvo é a dos 25 aos 64 anos por ser a com maior número de casos confirmados”, detalha. Entretanto, segundo a enfermeira, a baixa adesão ao exame preventivo de colo de útero vem sendo um problema enfrentado pelo município. “Em 2022, foram coletados somente 5.799 exames preventivos de câncer de colo de útero de mulheres na faixa etária alvo, o que está muito abaixo da meta preconizada”, alerta.

No dia, as mulheres também vão receber orientações sobre a saúde feminina e tirar dúvidas a respeito do assunto. Uma nova ação também foi agendada para o dia 25 de março.

Compartilhe