A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Obras, entregou as obras no entorno do Estádio Municipal José Garbelini. O serviço era muito esperado pela comunidade da região do Conjunto Habitacional Euthymio Casaroto, e contemplou a revitalização de trechos das Ruas Belo Horizonte, Portugal e ‘A’, a partir da Avenida José Bonifácio, em um investimento de cerca de R$ 2,2 milhões e 10 mil m² de melhorias.

As vias eram de paralelepípedos e não tinham galerias pluviais, gerando muito transtorno para os moradores, principalmente em dias chuvosos com acúmulo de água nas ruas. Além disso, a região é estratégica para a mobilidade urbana, por ligar o Centro de Cambé com Rolândia, com grande fluxo de veículos afetado diariamente.

Com isso, a camada de paralelepípedos foi retirada e as vias foram niveladas e compactadas para a instalação das galerias pluviais. A obra também contou com recape asfáltico com CBUQ, alargamento de alguns trechos, construção de novos meios-fios, melhorias nas calçadas e instalação de piso tátil e componentes de acessibilidade.

O prefeito Conrado Scheller destacou que as obras eram uma reivindicação antiga da comunidade e que vão melhorar a vida de quem mora ou passa por lá diariamente. “É uma obra importante de infraestrutura e que vai beneficiar muitas famílias e empresas que estão localizadas naquela região. Uma obra que era desejo antigo da comunidade e uma das nossas prioridades”, afirmou.

Maior programa de recuperação asfáltica da história

Conforme dados da Companhia de Desenvolvimento de Cambé (Comdec), só em 2023 foram recapeados 152.819,09 m², ou cerca de 19 quilômetros de vias. Ao todo, desde o início da gestão, foram recuperados 763.083,83 m², aproximadamente 95 quilômetros. É o maior programa de recuperação asfáltica da história de Cambé.

Manoel Cícero dos Santos, secretário municipal de Obras, afirmou que Cambé vem investindo cada vez mais em obras e manutenção das vias urbanas porque elas são essenciais e afetam diversos setores. Segundo o secretário, um bom asfalto garante segurança para quem transita, gera maior fluidez no trânsito, e ajuda no desenvolvimento local com a atração de empresários para o município.

Compartilhe