As Unidades Básicas de Saúde do município, como a do Ana Rosa, contam com decoração especial em alusão ao Outubro Rosa (Foto: Gisele Cabrera/Prefeitura de Cambé)

A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública, divulgou o calendário de ações do Outubro Rosa, o mês de prevenção ao câncer de mama e câncer do colo de útero. Até o fim do mês, os agentes de saúde estarão promovendo palestras e atividades de prevenção nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e empresas do município.

Todas as UBSs estão realizando exames de mama e preventivo de colo de útero. No sábado (19), das 8h às 17h, as Unidades estarão abertas com atendimento exclusivo para mulheres, que podem fazer agendamento prévio na própria UBS e comparecer ao local no dia para fazer seu exame. Algumas Unidades, como a UBS do Ana Rosa, também contam com temática especial em alusão ao mês.

As servidoras da Saúde também estão atendendo nas empresas, com palestras e ações de prevenção com atuação do ambulatório itinerante do Ônibus da Saúde, realizando também os exames. Para solicitar o atendimento, é só entrar em contato com a chefe de educação em saúde, Lucimara Frasson, através do telefone (43) 3174-0545.

“Estamos no mês de outubro, e esse é o mês de Outubro Rosa, marcado pela campanha nacional de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero. Com isso, nós convidamos toda a população cambeense feminina para estar comparecendo a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência e agendar o exame preventivo dessas duas doenças”, ressaltou a secretária de saúde, Adriane Bertan.

 

Campanha nacional de Outubro Rosa

O Ministério da Saúde lançou no início do mês a campanha “Mulher: seu corpo, sua vida”, para conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, em alusão ao mês Outubro Rosa. A ação é simbolizada por um auto abraço, reafirmando o protagonismo feminino e valorizando o autocuidado.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis. 

Já o câncer do colo do útero é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de mama, e a principal causa de morte por câncer entre mulheres em muitos países. No Brasil, é o terceiro tumor mais incidente na população feminina com 17 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025, com uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.

O Ministério da Saúde destaca que cuidados como a prática de atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor. Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. 

Já a prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo Papilomavírus Humano (HPV), com transmissão por via sexual, principalmente por abrasão.

Compartilhe