Neste sábado (20/08) o mutirão de limpeza contra a dengue segue pelas ruas do Jardim Silvino para recolher materiais descartados que possam acumular água. Os caminhões da Prefeitura irão percorrer a região do Jardim Silvino das 7h30 até o mutirão passar por todo o bairro. É necessário deixar o descarte nas calçadas, em frente a própria casa, na sexta-feira à noite, para que possa ser retirado.
Os mutirões são organizados de acordo com os bairros que apresentam maior índice de infestação de criadouros do mosquito transmissor da dengue no LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti). Ao longo do mês de agosto os caminhões da Prefeitura já passaram pelo Centro, Cambé II, Cristal, Vila Guarani, Novo Bandeirantes e pela região do 24 Horas. A coordenadora de endemias da Secretaria de Saúde, Nelci Mariano, ressalta a importância dos mutirões de limpeza no combate à dengue. “Os mutirões diminuem os criadouros do mosquito com a limpeza dos quintais e assim diminuem os casos de dengue no município”, completa. O objetivo da ação é recolher materiais que possam acumular água como pneus, móveis, vasos e eletrodomésticos. Entulhos (materiais de construção) e galhos não serão recolhidos no mutirão.
Segundo Nelci, nos mutirões das últimas semanas foram retirados 21 caminhões de materiais descartados pela população que poderiam servir de criadouro do mosquito. Ela reforça também a necessidade dos cuidados diários no combate a dengue. “Agora com as chuvas temos que estar atentos com o quintal e eliminar todos os materiais que acumulam água”, enfatiza.
Sob supervisão de Thiago Mossini