Neste sábado (10), Cambé participou do Dia D de multivacinação promovido pelo Governo do Estado. O foco da ação foi intensificar a campanha de vacinação contra a gripe, mas também foram fornecidas as demais vacinas de rotina, vacina da dengue e feita a coleta de exames preventivos para as mulheres. Ao todo, foram aplicadas 3.143 doses de vacinas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde Pública, a ação teve efeito positivo e índices acima do que era esperado. Foram avaliadas 3.346 cadernetas de vacinação, com aplicação de 3.143 doses. Só da vacina da Influenza, contra a gripe, foram 2.578 vacinas.
E desde o último sábado, a vacinação contra a gripe está liberada para todo o público de acima de seis meses de idade. As doses estão sendo aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, assim como outras doses da caderneta de vacinação, e da dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. É só comparecer à UBS com documento com foto, cartão do SUS e carteira de vacinação.
A responsável pelo departamento de Vigilância Epidemiológica em Cambé, Bárbara Radigonda, avalia a ação e ressalta o convite para as pessoas que ainda não se vacinaram. “O balanço do Dia D foi bem positivo. Foram mais de 3 mil doses de vacina de Influenza, dengue e outras vacinas que estão na rotina do calendário. Avaliamos como positivo esse balanço, foi uma ação que teve muito efeito na cobertura vacinal do município. E chamamos atenção também para as pessoas que ainda não se vacinaram, que procurem as UBS. A vacina está liberada para a população geral, não temos mais somente o público prioritário como público-alvo. Então, compareça à Unidade com a caderneta de vacinação, o cartão do SUS e um documento com foto para se vacinar”, disse.
As vacinas estão aplicadas nas Unidades de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30.