Este sábado, 18, é marcado em todo o país como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data marca mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações sobre saúde mental. E para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Espaço Vida e Infantil, promove oficina e exposição artística nesta quinta (16) e sexta-feira (17).
Segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a data é organizada por diversos movimentos sociais, grupos, coletivos e entidades, como forma de celebração e luta em espaços públicos, serviços de saúde mental e universidades. O dia é marcado com mobilizações em torno do fechamento de manicômios, formalização de novas legislações, implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.
Em prol da data, a Prefeitura promove nesta quinta-feira uma oficina com a rede de atenção do município, às 14h horas, no Centro Cultural. Já na sexta-feira, também às 14 horas, tem a abertura oficial da 2ª edição da exposição artística “Redesenhando a Vida”, que conta com trabalhos realizados por usuários dos serviços dos CAPS. A cerimônia também acontece no Centro Cultural, e contará com a presença dos nossos artistas e seus familiares.