O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizou nesta quarta-feira a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento deste ano contou com o tema “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, e reuniu cerca de 130 pessoas, entre profissionais, entidades, representantes do executivo, judiciário, legislativo e usuários do SUAS para debater propostas que serão agregadas ao planejamento do município, definindo ações prioritárias e ideias que serão apresentadas na Conferência estadual, que ocorre em outubro.

O cronograma faz parte da agenda proposta pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), e teve palestra ministrada pela assistente social Fernanda Aparecida de Carvalho, que destacou “estamos em um momento importante de reconstrução do SUAS onde temos a oportunidade de promover ideias e propostas para discussões, buscando ofertar cada vez mais um serviço de qualidade”.

Segundo Juliana Lopes, presidente do CMAS, esse foi um momento de diálogo e fortalecimento da efetivação da política de assistência. Além disso, a reunião também serve para planejamento de reconstrução do SUAS, que determina as normativas e garantia de acesso do usuário aos seus direitos em todo o território nacional.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Lucilene Diorio, as discussões chegam até a Conferência para aprimorar o sistema. “Tudo isso contribui para pensar o rumo da politica da Assistência Social no seu plano de ação para os próximos anos. Buscamos, junto com o prefeito Conrado Scheller, ampliar o acesso a esses serviços para a população através das nossas unidades”, disse.

Compartilhe