Guia inédito desenvolvido pela Secretaria de Captação de Recursos se tornou referência estadual e reafirma compromisso de Cambé com metas globais, iniciativas inovadoras e planejamento estratégico

Sustentabilidade deixou de ser diretriz futura e passou a orientar, decisivamente, as políticas públicas do presente. Neste contexto, a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), passaram a ser um compromisso global para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir mais dignidade e prosperidade à população. E Cambé se destaca ao assumir papel de protagonismo no Paraná, tornando-se referência no mapeamento e na construção de políticas alinhadas aos ODS.

Criada pela ONU em 2015, a Agenda 2030 apresenta 17 objetivos e 169 metas que guiam governos de todo o mundo até 2030. Ela engloba temas como redução da pobreza, saúde, educação, economia sustentável, proteção ambiental, responsabilidade climática e conservação da biodiversidade, estruturados em eixos como Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

No Paraná, o Governo do Estado promoveu essa agenda pela Estratégia Paraná de Olho nos ODS, executada através do Programa de Promoção dos Objetivos Locais Integrados de Desenvolvimento Sustentável (Polis). A iniciativa estimula municípios a planejarem, executarem e monitorarem políticas públicas baseadas nos ODS, utilizando diagnósticos, análise de dados, captação de recursos e formação de parcerias.

Para apoiar esse processo, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) determinou que todos os municípios paranaenses devem responder, até 2026, um questionário completo sobre suas políticas e ações. Para isso, Cambé antecipou etapas, e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Captação de Recursos e Investimentos, elaborou o documento Guia Prático para Elaboração do Plano de Ação Municipal.

Segundo o secretário Carlos Eduardo Abudi, o material foi cuidadosamente desenvolvido e reúne legislações, marcos regulatórios, orientações da ONU e diretrizes dos governos estadual e federal. O guia traduz conceitos técnicos, orienta gestores e oferece um passo a passo claro e objetivo, garantindo que cada secretaria municipal responda com precisão e estratégia ao processo de avaliação.

O guia desenvolvido pela Secretaria se tornou modelo em todo o Paraná

“O documento nasce para fortalecer a gestão e elevar o nível de planejamento da administração pública. Na rotina intensa do serviço público, é natural que muitos gestores ainda não tenham familiaridade com a Agenda 2030. Por isso, elaboramos materiais específicos para cada secretaria, com explicações claras e embasamento legal. Assim, garantimos respostas mais assertivas e reforçamos a importância dessa agenda para o desenvolvimento de Cambé”, destacou.

O guia desenvolvido por Cambé chamou a atenção da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do Paraná, que adotou o modelo e o encaminhou para todos os 399 municípios do estado. Com isso, Cambé passou a ser reconhecida oficialmente como exemplo de organização, planejamento e comprometimento com políticas sustentáveis.

Para Abudi, esse resultado confirma o avanço da cidade na modernização da gestão pública. “Um plano de ação bem estruturado, aliado ao selo de sustentabilidade do Governo do Estado e a uma gestão técnica e comprometida, fortalece nossa capacidade de captar recursos, atrair investimentos, aprimorar serviços e garantir que o desenvolvimento siga acontecendo em Cambé”.

Compartilhe