A cidade de Cambé enviou representantes para uma consulta pública a respeito do transporte público intermunicipal na manhã desta terça-feira (18) em Londrina. A reunião foi organizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) e as contribuições dos prefeitos, técnicos e usuários vão auxiliar no desenvolvimento do Plano de Mobilidade Intermunicipal do Paraná. Essa foi a primeira reunião de apresentação do tema, que segue para outras Regiões Metropolitanas nas próximas semanas. 

O prefeito de Cambé, Conrado Scheller, esteve presente no encontro, junto ao diretor do Departamento de Trânsito, Fausto Anami, e ao diretor da Companhia de Desenvolvimento de Cambé, Mario Vander Martins. Quem também representou o município na consulta pública foi o secretário de Planejamento, José Antônio Bahls. Segundo ele, essa é a primeira vez em que o Estado desenvolve um projeto voltado para a mobilidade intermunicipal. Segundo ele, o objetivo principal da reunião foi apresentar o plano e ouvir sugestões dos municípios e dos usuários do transporte coletivo. 

Bahls destaca que ao longo do desenvolvimento do Plano de Mobilidade Intermunicipal, algumas propostas vão ser pensadas em conjunto entre os principais municípios da Região Metropolitana de Londrina, sendo eles: Cambé, Londrina, Ibiporã e Rolândia. “São cidades que já possuem linhas intermunicipais, mas é necessário fazer uma reconfiguração de todo esse sistema de transporte coletivo”, ressalta. O Plano de Mobilidade Intermunicipal abrange tópicos como, por exemplo: o diagnóstico do atual sistema, que conta com mais de 500 linhas intermunicipais; a atualização do modelo de cálculo tarifário; a reconfiguração do sistema de transporte coletivo; e orientações para a padronização de terminais, rodoviárias e pontos de ônibus. 

Conrado Scheller, que falou durante a reunião, destacou que o município de Cambé está fazendo a revisão do Plano Municipal de Mobilidade Urbana por meio de um contrato de prestação de serviços com o Itedes (Instituto de Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social). “Mas eu reafirmo que todos os municípios precisam trabalhar em conjunto, já que estamos falando do transporte intermunicipal”, pontua. 

Scheller também destaca que ficou definido a criação de um Termo de Colaboração Técnica entre os municípios e órgãos públicos, assim como a criação de uma comissão com representantes das quatro principais cidades da região. “Vamos fazer uma discussão técnica a respeito das possibilidades, que vai permitir com que a gente tenha elementos concretos para trabalhar esse tema”, finaliza. 

Como é uma consulta pública, toda a população pode contribuir com sugestões, críticas e elogios. As opiniões devem ser encaminhadas por escrito para o e-mail consultamobilidade@der.pr.gov.br até o dia 11 de novembro.

Compartilhe