A Secretaria Municipal de Esportes promoveu dois dias de gincanas para as mulheres que participam das atividades oferecidas pela pasta em prol do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama. As atividades aconteceram na terça-feira (18), no Ginásio de Esportes João de Deus Almeida, e na quarta-feira (19), no Ginásio de Esportes do Jardim Silvino. No total, mais de 200 mulheres participaram das atividades.
Eduardo Pereira Fiel, que faz parte da equipe organizadora do evento, conta que a gincana foi uma parceira do Esporte com as Secretarias de Assistência Social e de Saúde e complementa as atividades do programa Viva a Vida (Cambé Oportuniza). Segundo ele, as mulheres participaram de uma aula de alongamento e ritmos e de brincadeiras características das gincanas, como corrida do ovo na colher, passa a bola, corrida de estafetas (bastão) e bola queimada. “Mas o nosso principal objetivo foi conscientizar as mulheres a respeito da importância dos exames e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de outras doenças que podem afetar a saúde da mulher”, explica.
O programa Viva a Vida atende mais de 560 cambeenses de todas as idades e regiões da cidade. No 1° dia de atividade, que aconteceu no Ginásio de Esportes João de Deus Almeida, participaram as mulheres dos seguintes bairros: Ana Rosa, Cambé II, III, IV e V; e no segundo dia, no Ginásio de Esportes do Jardim Silvino, as atividades foram para as mulheres do Jardim Santo Amaro, Ana Eliza, Novo Bandeirantes, Campos Verdes e Silvino. Além da gincana, as mulheres também participaram de uma roda de conversa sobre o câncer de mama.
“Além de ser um momento de confraternização e descontração entre as mulheres, também foi um momento de conscientização e de troca de experiências”, destaca. Ao final das atividades, as equipes que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugar receberam medalhas; e as equipes com mais pontos na classificação geral ganharam troféus. Todas as alunas receberam medalhas de participação.
Elaine Ramalho conta que foi uma experiência muito divertida e bem diferente do que ela costuma fazer. “Imagina eu com 40 anos participando de uma gincana? Foi um momento muito alegre e que mostra a importância que o esporte tem na vida da gente”, ressalta. Marli Fernandes participou pela primeira vez da gincana e gostou da experiência. “A palestra também foi muito importante porque faz a gente ficar mais alerta para os sinais e sintomas do câncer de mama. Deveria ter mais vezes no ano”, sugere.
Eliana Souza já participou de outras edições da gincana em prol do Outubro Rosa e ressalta que a atividade física e o esporte são o seu remédio. “Eu não tomo nenhuma medicação daquelas que a gente compra em farmácia. Muitas doenças começam por conta de problemas emocionais e aqui a gente não conhece isso”, afirma. Solange Liuti, novata na competição, destaca a vontade de sempre fazer melhor: “a gente sai de lá já querendo voltar. É uma competição muito saudável, que te desafia e também te faz torcer pelas colegas”.
Nívea Sandri Carrazoni já participou em outras oportunidades, mas cada vez é uma experiência nova. “Eu sou muito competitiva, mas torço muito também. Esse tipo de atividade ajuda a gente a controlar a ansiedade e faz muito bem para o corpo e alma”, conta.
O professor das alunas, Diego Marinelli, também foi novato na competição, já que veio recentemente para Cambé. “Foi muito legal porque a gente atingiu mulheres de 18 a 59 anos, ofertando quatro modalidades de esportes adaptados. Foi uma festa do esporte, já que teve um pouco de competição, de diversão e de alegria”, conta. Segundo ele, agora as expectativas estão voltadas para a Olímpiada dos Idosos, que acontece entre os dias 08, 09, 10 e 11 de novembro. “O pessoal já está treinando para a competição. Eles realmente estão focados e empenhados em dar o melhor, é muito importante ver toda essa motivação e vontade”, finaliza o professor.