O Carnaval já está aí, mas as meninas do vôlei estão a todo vapor. A Seleção Paranaense Sub-18 está fazendo um treinamento preparatório para o Campeonato Brasileiro de Seleções em Cambé. Entre os dias 15 e 19 de fevereiro, 13 atletas estão fazendo treinamentos técnicos e táticos na cidade, assim como auxiliando e interagindo com as alunas do Projeto Cambé Vôlei. As meninas da Seleção Paranaense Sub-18 vão fazer um jogo treino contra o time de base da equipe adulta do município. O jogo é nesta sexta-feira, a partir das 19h, no Ginásio de Esportes João de Deus Almeida. O evento é aberto para toda a comunidade. 

Reginaldo Mazzola, professor da escolinha de vôlei de Cambé, explica que o presidente da Federação Paranaense de Voleibol, Jandrey Vicentin, fez o pedido para que as atletas do sub-18 pudessem treinar no município. Segundo o professor, essa é a primeira fase do treinamento; a segunda etapa vai ser em Maringá, sede do Campeonato Brasileiro de Seleções de 2023. A competição vai ser realizada entre os dias 28 de março e 02 de fevereiro. “Além das atletas da seleção paranaense sub-18 treinarem e se prepararem para o campeonato, também é uma forma de fortalecer esse vínculo com a escolinha de vôlei da cidade”, ressalta. O Projeto Cambé Vôlei atende quase 400 meninas. De acordo com Mazzola, o contato também auxilia na permanência das meninas no esporte, incentivando que elas continuem no vôlei e tenham a oportunidade de seguir profissionalmente na modalidade. 

Marcos Assunção, assistente técnico da seleção paranaense sub-18, ressalta a oportunidade da equipe treinar no município. “Nós fomos muito bem recebidos e estamos tendo a oportunidade de usar toda a estrutura que o município oferece para buscar o melhor time e a vitória no Campeonato Brasileiro de Seleções”, ressalta. A seleção do Paraná é a atual vice-campeã da competição e vai disputar com outras nove equipes de todo o Brasil o título de 2023.

Claudemiro Santos é o técnico da Seleção Paranaense Sub-18 e treina as categorias de base desde 2005. Ele destaca que Cambé é um dos polos do vôlei no estado, que vem sendo consolidado pelo professor Mazzola. “Esse trabalho é fundamental porque as meninas mais novas não veem as atletas da seleção brasileira como ídolos, elas veem as atletas que estão mais próximas como espelho e a seleção paranaense é isso para elas. Então é de suma importância elas estarem aqui interagindo e brincando com elas, isso motiva e pode fazer com que elas continuem no esporte”, explica. 

Karoline Vignoto, de 14 anos, treina no Projeto Cambé Vôlei há um ano e meio.  Ela conta que jogava o esporte na rua de casa com amigos e o pai decidiu colocar ela na escolinha depois da pandemia. “É uma experiência muito boa, a gente evolui como atleta e como pessoa. Ter as meninas da seleção aqui é uma motivação e um exemplo para a gente seguir. É incrível treinar com elas”, ressalta. A jovem quer ter no vôlei uma profissão. 

Bruna Luiza Fantinel e Maria Fernanda Afonso, ambas de 16 anos, são duas das atletas da Seleção Paranaense Sub-18 que estão treinando na cidade. Elas mandaram um recado para as meninas do Projeto Cambé Vôlei, que estão iniciando no esporte. “Continuem praticando, continuem se esforçando e dando o seu máximo que um dia você pode chegar onde quiser”, conta Fantinel. “Tudo o que vocês quiserem, vocês podem conseguir com muito esforço, muita dedicação e muita alegria”, finaliza Afonso. 

Compartilhe