A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, vai realizar o cadastro de grupos e organizações que lutam em defesa dos direitos das mulheres. As inscrições podem ser feitas entre os dias 03 e 10 de março através de um formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/zHHmQDrWkfYvX3fG6. O objetivo é mapear os grupos que atuam nesse segmento na cidade, além de possibilitar a participação dessas organizações no Conselho Municipal de Direitos da Mulher.
Lucilene Diorio, secretária de Assistência Social e Cidadania, explica que a pasta quer mapear os grupos do município que desenvolvem ações de promoção e proteção dos direitos das mulheres. Após o período de cadastro, todos os grupos serão convidados a participar do Fórum Eletivo, que vai definir os membros do Conselho Municipal de Direitos da Mulher. “Os grupos que quiserem poderão se candidatar para assumir uma das seis cadeiras específicas para a sociedade civil no conselho”, ressalta. O mandato é de dois anos.
Diorio explica que Conselho Municipal de Direitos da Mulher já existia na cidade, mas foi reativado no ano passado com a revisão e atualização da Lei (N° 3.116/22). “O que nós queremos é trazer a participação da população que já atua na área para discutir esse assunto a nível municipal. Com isso, vamos definir diretrizes governamentais para a promoção dos direitos das mulheres por meio das políticas públicas”, finaliza.