A Cambé que queremos para o amanhã passa pela valorização do passado. E esse é o trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas municipais, desde os conteúdos da grade curricular, atividades em sala e fora dela e desfile cívico sobre viagens históricas. E para fechar esse ciclo, alunos das escolas Jacídio Correia e Alvorada entregaram desenhos realistas de todos os ex-prefeitos de Cambé, feitas por eles mesmos em sala de aula, ao prefeito Conrado Scheller.

A entrega foi feita na Prefeitura, com as duas escolas que apresentaram como tema no desfile de comemoração ao aniversário de 77 anos de Cambé a história dos prefeitos. Para isso, alunos do segundo ano do Jacídio Correia e quarto e quinto ano do Alvorada desenvolveram desenhos realistas de todos os ex-prefeitos e o atual chefe do executivo, Conrado Scheller. 

Estela Camata, secretária municipal de Educação e Cultura, explica que o trabalho histórico vai muito além dos desenhos. Pedagogicamente, os alunos conhecem, como conteúdo previsto na grade curricular, a história de Cambé, a formação política e história dos prefeitos que passaram pelo município. Posteriormente, os professores de arte trabalham os desenhos, com desenvolvimento artístico das crianças através dos desenhos realistas. Além da exibição no desfile, as artes também são exibidas na Mostra de Arte que a Secretaria organiza anualmente.

“Eu, particularmente, sou professora de história e vou sempre valorizar a memória histórica. As pessoas precisam conhecer como tudo começou, de onde viemos, toda a trajetória da história do nosso município e das pessoas que colaboraram para a gente ter a Cambé que nós temos hoje em desenvolvimento. E as crianças vieram aqui justamente para fazer a entrega oficial dessa galeria de fotos desenhadas por elas, com a orientação dos nossos professores de arte. E ficamos muito felizes com esse momento especial. É ver, de fato, que as crianças estão se desenvolvendo, conhecendo a história do município e valorizando os nossos ex-prefeitos”, disse a secretária.

O prefeito Conrado expressou com emoção o momento, que valoriza ainda mais a Cambé de ontem, hoje e do futuro. “Não é só um desenho, é um reforço à história. Nós não podemos esquecer nunca de quem ajudou a construir a cidade. Por óbvio que nós temos muitos anônimos que trabalham todos os dias e fazem de Cambé uma cidade melhor. Desde um caminhoneiro, um mecânico, a mulher da padaria, agricultor, pedreiro, são pessoas que ajudam a construir a cidade. Mas as autoridades têm uma responsabilidade coletiva. Então, pai de família, mãe de família são importantes, cuida da casa deles. Agora você imagina um prefeito, que toda a ação impacta diretamente as famílias. Quando tem prefeitos ruins, a cidade sofre. Quando tem prefeitos bons, a cidade prospera. E é isso que nós queremos. Mas também não tem nada mais importante na cidade do que as crianças, e essas homenagens à nossa história, à história de Cambé, me deixa muito emocionado. É um lindo trabalho”.

 

 

Viagem Histórica pelos Caminhos de Cambé

Além das atividades desenvolvidas em sala de aula, a Secretaria de Educação e Cultura promove outras ações para valorização histórica e ensino de forma lúdica. Esse ano foi criado um livro do programa Viagem Histórica pelos Caminhos de Cambé, que aborda a parte teórica de toda a organização da cidade, como surgiu, quais foram os prefeitos, os principais pontos da história do município.

E depois, todos os alunos da rede municipal de educação fazem o trajeto com o ônibus do projeto, conhecendo o que aprenderam em sala de aula, vivenciando a história. A rota passa por pontos como Estrada da Prata, quilômetro nove, Museu Histórico, Prefeitura, Paróquia Santo Antônio e Parque Histórico.

Compartilhe