Em comemoração ao aniversário de 77 anos de Cambé, a Prefeitura de Cambé promoveu o tradicional desfile cívico na noite desta quarta-feira (16). Ao todo, mais de 20 entidades e as Escolas Municipais, Estaduais e Centros Municipais de Educação Infantil, com cerca de quatro mil pessoas, participaram da festa.
O desfile abordou o desenvolvimento do município, fazendo uma viagem no tempo desde os povos originários que moravam onde hoje fica Cambé, chegada de novos povos a Nova Dantzig, cultura cafeeira, formação e organização política de Cambé e valorização ao trabalhador cambeense que ajuda a construir a cidade.
Participam do desfile a Banda do II Colégio da Polícia Militar, crianças filhos de policiais e bombeiros, Batalhão da Polícia Militar e Bombeiros, idosos, APAE, Misses, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil, participantes das atividades de Cultura, escoteiros, desbravadores, banda da Guarda Mirim, Escolas Estaduais, Família Sombel, ONG 4 Patas, Secretaria de Assistência Social com ONG Refúgio e Lar Santo Antônio, Secretaria de Saúde, Secretaria de Esportes, Decanato, Conselho de Pastores, frota da Polícia Militar e a frota dos Bombeiros.
O prefeito Conrado Scheller agradeceu a presença do público e destacou mais um desfile realizado com sucesso, valorizando mais um aniversário do município. “Esse é o desfile da cidade de Cambé. Só temos que agradecer a todos que estiveram presentes, todos que contribuíram para que esse evento acontecesse, nossa equipe de trabalho, nossos professores, crianças, todo mundo que desfilou e quem veio assistir também. Desfilou aqui hoje o presente, o passado e o futuro. Pensamos em inovação, mas também respeitamos a história e quem ajudou a construir essa cidade maravilhosa. Cambé e as famílias cambeenses merecem.”
Greici Kelly Henrique, mãe do Heitor de quatro anos, se emocionou bastante com o primeiro desfile do filho. “Nós não tínhamos essas coisas antes, e nessa gestão isso começou a ser implementado, valoriza a gente, é bem legal. Já vim em outros anos para ver a minha família e agora é o primeiro desfile do Heitor. É uma forma deles participarem da sociedade, se sentirem incluídos, agrega no desenvolvimento”, disse.
E o primeiro desfile não é exclusividade das crianças. A dona Marlene Aparecida tem 68 anos e também nunca havia desfilado, mas estava bastante ansiosa para estar na Avenida. “Antes eu trabalhava e não conseguia, mas agora que me aposentei eu vim. Hoje eu faço alongamento no CCI Tupi, a gente está treinando basquete e futebol agora. E gosto muito de participar das atividades da Prefeitura, como a Olimpíada dos Idosos esse ano e agora o desfile. Quero tirar várias fotos e aproveitar o momento.”
Já Ana Júlia, de 10 anos, é aluna da Escola Municipal Pedro Tkotz e contou que ficou bastante ansiosa para o desfile, principalmente depois do adiamento pela chuva. “Eu estou bem feliz, e acho que a nossa escola se destacou bastante. Esperamos bastante por esse dia, e tinha ficado triste porque choveu e cancelou o desfile semana passado. Hoje não choveu, desfilamos e foi bem legal. Montamos imagens, quebra-cabeça, os pirulitos, ficou sensacional”, expressou.