Independente do local, o setor operacional é aquele que faz o trabalho acontecer, que está em contato direto com a população e atende os pedidos dela. Por conta disso, o Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Cambé está promovendo uma capacitação para mais de 680 servidores do setor operacional. Com palestras sobre saúde mental, aposentadoria e progressão salarial, os servidores podem tirar dúvidas sobre diversos assuntos que influenciam na vida pessoal e profissional. Os servidores vão ser divididos em três grupos e a palestra para a primeira turma está acontecendo nesta quinta-feira (01), das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz.

Daiane Ciquinato é servidora do Departamento de Recursos Humanos e uma das organizadoras do curso. Segundo ela, essa já é a 11ª edição do evento, que acontece todos os anos. Ciquinato explica que o objetivo da capacitação é melhorar a saúde do servidor e, consequentemente, a qualidade do serviço prestado por ele. “São eles que escolhem os temas que serão abordados, então é muito bacana porque eles realmente ficam empolgados para participar”, explica. De acordo com ela, os assuntos mais escolhidos são sobre saúde e os direitos e deveres dos trabalhadores. 

A capacitação conta com a participação de membros de diversas Secretarias, como a de Meio Ambiente, Obras, Saúde e Educação, que exercem funções como: agente educacional, agente de combate às endemias, coletor de lixo, encanador, gari, motorista, dentre outros. 

Para esse ano, a primeira palestra do dia será sobre a ‘saúde mental no pós pandemia’, ministrada pela psicóloga Patrícia Yassumoto. A segunda palestra será sobre ‘relações de consumo’, abordando temas como golpes e fraudes na internet, ministrado pela advogada Jéssica Galvani. Como terceiro tema, será abordada como tema a Reforma da Previdência e as novas regras para as aposentadorias por dois membros do Cambé Previdência, sendo eles: Ana Cláudia Conchon Bertan e Bruno Gerdulli. Finalizando a capacitação, a última conversa será sobre a progressão funcional dos servidores, mediada por Daiane Ciquinato. 

Ciquinato detalha que muitos servidores não sabem quais documentos ou certificados precisam ter para participar da progressão, então o objetivo é tirar todas essas dúvidas. Todos os servidores presentes receberão um certificado de 8h, que poderá ser utilizado na progressão funcional. 

Valdivico da Silva Corniani, marceneiro da Secretaria de Obras, conta que já participou de outras edições da capacitação. Segundo ele, o servidor tem que se capacitar porque ele precisa ajudar a população, assim como precisa crescer profissionalmente. “A gente nunca pode esquecer que a nossa família também faz parte dessa população, então sempre temos que fazer o melhor”, pontua. 

Janete Karperski é zeladora na Secretaria de Administração e já participou de várias edições do curso. “É importante passar por esse tipo de capacitação, ouvir sobre a nossa aposentadoria, por exemplo, já que cada pessoa fala uma coisa. Então a gente vem aqui, pergunta, anota tudo e vai para casa sabendo o que tem que fazer”, afirma.

O prefeito Conrado Scheller, que fez a abertura da capacitação, celebra a retomada dos cursos. “É muito bom que essas capacitações estejam de volta depois da pandemia, elas são muito importantes para os nossos funcionários. Se tem capacitação para médico e para professor, também tem que ter para os servidores do operacional”, ressalta. 

A capacitação desta quinta-feira está recebendo pouco mais de 200 funcionários. Para o restante dos servidores, as capacitações serão nos dias 8 e 15 de setembro, também no Salão Paroquial da Igreja Matriz, a partir das 8h. 

Compartilhe