A Prefeitura de Cambé enviou um projeto de lei para a Câmara Municipal que institui 15 minutos de tolerância em todas as vagas da Zona Verde no Centro. A medida visa aumentar ainda mais a rotatividade das vagas de trânsito próximo ao comércio, além de beneficiar aqueles motoristas que não precisam deixar o veículo por muito tempo próximo às lojas, bancos e serviços públicos.
Segundo o projeto de lei, todas as vagas do Centro passariam a ter a tolerância de 15 minutos sem cobrança. Além disso, para coibir motoristas que não pagam o estacionamento, o projeto também prevê a tarifa pós-utilização. Com isso, toda a dívida da Zona Verde terá quatro dias para ser regularizada junto à Epesmel, com notificação emitida pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito. Caso contrário, a dívida será convertida em autuação de trânsito no valor de R$ 195.
A Epesmel também vem promovendo melhorias no serviço de atendimento como o aplicativo e a criação do parquímetro digital com QR Code que abre uma página para atualizar tempo, irregularidades e pagamentos sem o uso do aplicativo. Hoje, 60% dos pagamentos são feitos com auxílio do colaborador, 30% via aplicativo e somente 10% com o uso dos parquímetros.
A criação do estacionamento rotativo no modelo atual iniciou em 2017, com estudos e instituição do decreto. Em 2018, a Prefeitura firmou contrato com a Epesmel para instalação dos parquímetros e manutenção do serviço, que visou coibir automóveis que ficavam o dia todo na mesma vaga, dificultando quem precisava utilizar os serviços em regiões importantes da cidade; além de flanelinhas e cuidadores que colocavam a integridade do veículo e segurança de motoristas em risco.
Por meio do contrato com a Epesmel, todo o recurso do Zona Verde retorna para a sociedade através do Instituto Social de Aprendizagem Profissional (ISAP), uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, que promove cursos de Qualificação Profissional para adolescentes de 14 a 17 anos.
O prefeito Conrado Scheller celebrou o projeto, que era pedido pela sociedade desde a instituição do estacionamento rotativo. “O Zona Verde é muito importante porque garante de fato essa rotatividade nas vagas, ajuda o comércio e dá mais segurança para os motoristas. E essa parceria com a Epesmel é fundamental. Desde o início fomos buscando esse entendimento em conjunto, do que poderíamos fazer, do que eles também faziam para melhorar o serviço, e hoje estamos enviando esse projeto que é uma antiga reivindicação da sociedade e vai melhorar ainda mais o Zona Verde”, destacou.