O prefeito Conrado Scheller foi conhecer a nova estrutura do Unilac. Na foto, ele está com a secretária de Saúde, Adriane Bertran, e parte da equipe de trabalho

A Unidade de Lactação de Cambé (Unilac), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugura neste mês o novo espaço de atendimento e coleta de leite materno. Segundo informações da Unilac, a escolha do mês foi por conta do “Agosto Dourado”, que visa promover e incentivar amamentação. O novo ambiente está localizado na Clínica do Ana Rosa (Rua José Gomes Redondo, 35) e conta três salas: uma para atendimento, outra para armazenamento de leite e outra reservada para a parte administrativa.

Segundo a enfermeira técnica responsável pela Unilac, Camila Ravagnani Bueno, a mudança aconteceu por conta da necessidade de mais espaço que a Unilac enfrentava. “Antes, nós tínhamos disponível apenas uma sala, então a parte burocrática, os atendimentos e o armazenamento eram feitos no mesmo local. Agora, nós temos muito mais espaço, fizemos a reestruturação, a pintura e a decoração do ambiente”, ressalta a enfermeira. Ainda de acordo com ela, o espaço é mais acolhedor, aconchegante e terapêutico, necessário para o bem estar da mãe e do bebê. “Além disso, também temos salas com ar condicionado, que auxilia na conservação do leite”, pontua.

Núbia Mara Mattos, diretora da Atenção Básica, destaca que essa mudança era uma prioridade para o departamento: “a Unilac faz um trabalho muito relevante na proteção ao aleitamento materno e no incentivo à doação de leite humano, além de fazer a captação de doadoras, fortalecendo ainda mais essa rede. Essa mudança proporciona um atendimento mais humanizado, lúdico e acolhedor às mães cambeenses”. Segundo Mattos, a nova estrutura ajuda no fortalecimento de políticas de atenção básica, auxiliando na prevenção, proteção e promoção da saúde da mãe e do bebê. “O aleitamento materno é o principal responsável pela redução da mortalidade infantil”, explica.

Unidade de Lactação de Cambé
A Unidade de Lactação de Cambé foi fundada em 2002 e atua na promoção e apoio ao aleitamento materno, além de realizar atendimentos e ser um posto de coleta de leite humano. Segundo Núbia Mattos, a Unilac conta atualmente com uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeira, técnica de enfermagem, fonoaudióloga e médica obstetra. A enfermeira responsável pela Unilac, Camilla Bueno, ressalta que além do atendimento, consultoria de amamentação e captação de leite materno, também promove a capacitação de profissionais de saúde e de mães.

Para outras informações sobre os serviços oferecidos pela Unilac, o telefone para contato é o 174-0235 e o WhatsApp é o 3174-0325.