Os servidores da Prefeitura de Cambé que têm interesse em se candidatar a uma das vagas para conselheiro fiscal ou administrativo do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) podem se inscrever para o curso preparatório para o exame de certificação. O curso acontecerá entre os dias 17 e 18 de outubro, das 9h às 17h, e as inscrições podem ser feitas através do site da APEPREV no link: https://eventos.inf.br/apeprev/2022/92/inscricao.php. A certificação é uma exigência da Secretaria de Previdência / Ministério do Trabalho para os atuais servidores que exercem as funções de dirigentes e membros de comitê de investimentos de conselhos na Autarquia Cambé Previdência, bem como, para os futuros servidores que ocuparem tais cargos.

Andréia Silva, diretora do Cambé Previdência, explica que os atuais e futuros conselheiros do RPPS deverão submeter-se a um exame aplicado por uma entidade certificadora credenciada pela Secretaria de Previdência, que garantirá a eles, uma certificação. “A certificação em questão tornou-se obrigatória para cargos específicos exercidos no âmbito do Regime Próprio de Previdência Social, além do atendimento a outros requisitos como, ficha limpa e elegibilidade.”, explica.

Andréia destaca, que o curso preparatório abrangerá diversos temas ligados ao RPPS, que poderão ser cobrados no exame de certificação. De acordo com ela, o curso é uma parceria com a APEPREV (Associação Paranaense das Entidades Previdenciárias do Estado e dos Municípios) e será ministrado por profissionais da área. “O objetivo é preparar os servidores para o exame, já que sem o certificado, não é possível permanecer membro do conselho”, afirma.

Andréia Silva também ressalta que o RPPS é composto por diretoria executiva, comitê de investimentos e conselhos administrativo e fiscal. Segundo Andréia, a diretoria é nomeada pelo executivo, e a maioria dos membros do conselho são servidores eleitos por outros servidores, ativos e aposentados. “A certificação para os dirigentes e membros dos conselhos é uma novidade, sendo assim, é muito importante que as todos entendam sobre o RPPS para alcançarem a aprovação”, ressalta. A Cambé Previdência é responsável por assegurar os pagamentos dos benefícios de aposentadoria e pensão por morte aos servidores municipais.

Os servidores interessados no curso precisam inserir o CNPJ da Cambé Previdência (20.237.599/0001-99) e fazer um investimento de R$ 385,00. O curso acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro no Hotel Solarium, que fica localizado na Avenida Inglaterra, 348 – no Centro de Cambé. “O curso preparatório é uma oportunidade para que os servidores interessados em participar das eleições para os conselhos da Cambé Previdência se preparem para o exame. Julgamos importante e muito valida a exigência trazida pela SPREV, pois fortalece a ideia de equipe de servidores cada vez mais profissional e capacitada”, finaliza.

Mais informações sobre as certificações no portal da Cambé Previdência: www.cambeprevidencia.pr.gov.br.