Em algum momento alguém já te perguntou: “o que você quer fazer quando crescer?”. É, essa pergunta deixa muita gente nervosa e ansiosa sobre o futuro, já que não é fácil escolher nem mesmo qual filme ver dentre as tantas opções nas plataformas de streaming, então quem dirá uma profissão para a vida. Pensando nisso, a Secretaria de Trabalho quer dar um ‘empurrãozinho’ nos jovens de 16 a 25 anos que querem entrar no mercado de trabalho, mas que ainda estão indecisos sobre qual carreira seguir.

Então não perca essa oportunidade: a segunda edição do Programa Primeiro Emprego será realizada nesta terça-feira, dia 12 de julho, no Centro da Juventude, que fica na Avenida Pedro Viriato Parigot de Souza, 953 – Jardim Castelo Branco. A palestra terá início às 14h e os jovens interessados devem fazer a inscrição até 13h do dia do evento pelo telefone 3174-0443 (telefone e WhatsApp). No total, são 50 vagas disponíveis.

O Programa Primeiro Emprego tem o objetivo de ouvir e orientar jovens que estão em busca de um emprego. José Aparecido Rolim, secretário de Trabalho, explica que a população nessa faixa etária é a que está começando a entrar no mercado de trabalho e muitos jovens dessa idade ainda são inseguros sobre o que mais gostam de fazer ou quais são suas áreas de interesse profissional. “Nós queremos motivar esses jovens, ouvir o que eles têm a dizer e o que eles gostam ou não gostam. Isso nos ajuda a definir ações para essa população”, esclarece.

O Programa Primeiro Emprego é uma parceria do município com a Escola de Direito da Faculdades Londrina, que vai ser responsável por ministrar uma palestra para esses jovens sobre o mercado de trabalho e as diferentes áreas de atuação. Além da palestra, os jovens vão passar por um teste vocacional. “Eles vão receber uma ficha com perguntas gerais sobre a vida, mas também sobre as áreas de interesse, como o meio artístico e o digital, que estão em alta agora”, explica.

O secretário detalha que as informações contidas nos testes vão ser agrupadas por áreas de interesse e vão ajudar a Secretaria de Trabalho a planejar cursos profissionalizantes para a população dessa faixa etária. “Além disso, com essas informações em mãos, nós vamos avisar esses jovens sobre oportunidades de emprego na área em que eles mais se identificam, fazendo esse elo entre o mercado de trabalho e esses jovens”, ressalta. 

“Quando você trabalha em algo que você gosta, você tende a ser mais feliz e a ser mais produtivo, por isso queremos atrair esses jovens, conversar com eles e também orientá-los sobre o mercado de trabalho”, finaliza Rolim. 

 

Compartilhe