A Secretaria Municipal de Saúde participa da campanha “Aqui o mosquito não entra” do SESC Paraná. A ação acontece no sábado (12/03), das 9h às 12h, no calçadão do Centro de Cambé. Os agentes comunitários de saúde vão conscientizar a população e entregar panfletos sobre os cuidados que devem ser tomados para inibir a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Vai ser montado um estande no calçadão para abordar os pedestres. O intuito da ação é alertar os cambeenses sobre as medidas necessárias para combater o mosquito Aedes Aegypti. Além disso, terá uma exposição de larvários com as larvas do mosquito transmissor. A coordenadora da vigilância ambiental do município, Nelci Mariano da Silva, detalha que essa é a estação do ano mais grave para novos focos de dengue. “Agora com chuvas e calor, estamos em uma época propícia para proliferação das larvas do mosquito”, explica. Por isso ela reforça a importância da população se atentar aos locais que possam acumular água nas suas casas. “Os locais nos quais mais encontramos focos de dengue são nos vasos de plantas, baldes e bebedouros de animais de estimação”, conta a coordenadora. Segundo ela, os cuidados devem ser diários, e sempre após a chuva é necessário eliminar locais que possam acumular água.

O município registrou até hoje (11/03), 21 casos de dengue confirmados. Também no sábado (12/03), a Secretária de Saúde, em parceria da Secretária do Meio Ambiente, vai realizar mais um mutirão de limpeza contra a dengue. Os caminhões da Prefeitura vão passar pela região do 24 horas e pelo Novo Bandeirantes recolhendo objeto que possam acumular água e móveis velhos. Os moradores destas localidades devem deixar os materiais em suas calçadas antes do horário, preferencialmente na sexta-feira à noite.

Sob a supervisão de Mateus Itiyama