(Foto: Freepik)

A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, finalizou o pagamento dos recursos aos projetos contemplados através da Lei Paulo Gustavo. Ao todo, o município recebeu R$ 926.382,44 através do programa do Ministério da Cultura. 50 fazedores de cultura, entre audiovisual e demais áreas, foram aprovados e têm até o dia 31 de dezembro para realizar seu projeto, com a Comissão de Trabalho acompanhando a execução de todos eles.

Do valor total disponível, parte do recurso foi utilizado para reforma da sala multiuso do Centro Cultural do Cambé IV; e também para a contratação de uma empresa que fez consultoria, capacitação e treinamento da lei. Mais R$ 100 mil foram distribuídos em 10 prêmios Danziger Hof, que contemplaram pessoas com grande destaque no cenário cultural do município. E também, R$ 630.995,59 foram repassados para os 50 projetos contemplados. Ao todo, no setor de audiovisual, foram 13 projetos de curta metragem, 12 de documentários, três de videoclipes, três de videocasts, um de websérie, um de núcleo criativo de roteiros, um de cinema de rua e um para curso de audiovisual, totalizando R$ 463.919,59.

O edital também previa linha de investimento em outras áreas culturais, com R$ 176.076,00 sendo destinados para cinco projetos de artesanato, dois de hip hop, dois de teatro, um de música, um de circo, um de artes visuais, um afro, um de dança e um de rádio.

De acordo com a Secretaria, do valor disponível ainda ficou como saldo remanescente R$ 40 mil que estava prevista para a linha Cambé e Suas Memórias II, R$ 10.882,70 para a linha Cambé Circula Filme I e R$ 21 mil para a linha Cambé em 1 minuto, totalizando R$ 71.882,70. A Comissão de Trabalho está definindo como esse valor será utilizado.

A secretária de Educação e Cultura, Estela Camata, destacou que a Secretaria trabalhou muito para elaborar editais que atendessem concretamente os segmentos culturais e causassem impacto positivo no município. “Diante desse trabalho comprometido com a cultura e com os fazedores de cultura de Cambé, efetivamente apresentamos editais que receberam projetos importantes e que farão a diferença na vida dos selecionados e das pessoas impactadas com os trabalhos propostos. A cultura em Cambé está vivenciando um momento muito especial e com os próximos editais e investimentos, temos plena certeza que essa história de sucesso está assegurada. Parabéns a todos que acreditaram em nosso trabalho, e parabéns a todos os selecionados”, expressou.

Ricardo Araújo, coordenador do Departamento Artístico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura explicou que mesmo após o pagamento de todos os projetos, o trabalho da Prefeitura continua. “A maior etapa de todo o processo foi vencida, porém, seguimos o trabalho duro para auxiliar e fiscalizar todos os projetos contemplados a fim de que não haja problemas na prestação de contas final”.