A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria de Obras, está revitalizando as vias da cidade. As obras da Rua Rio Paraná, no Jardim Santo Amaro, começaram na última segunda-feira (22) e estão previstas para terminarem no início da próxima semana.

Manoel Cícero dos Santos, secretário de Obras, explica que a obra está sendo realizada para corrigir os problemas da via – que pioraram com a ação das chuvas do começo do mês. “O pavimento já era muito antigo, mas também teve um aumento no tráfego na região devido aos novos loteamentos que saíram na região”, ressalta. Segundo o secretário, o material utilizado na obra é o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), destinado para vias de tráfego mais pesado, como o da região.

O engenheiro civil e fiscal do contrato da obra, Antônio Ribeiro da Silva, esclarece que a obra vai abranger uma extensão de 16.319,48 m² de vias. “Primeiro é feito a limpeza da pista, depois a elevação das tampas de água pluvial e esgoto – para a pista não ficar com depressões depois de pronta –, então é aplicada uma camada de pintura de ligação – cola a base de material asfáltico –, uma camada de reperfilamento – material asfáltico mais granuloso que faz a regularização da pista –, outra camada de pintura de ligação e, por fim, a camada de CBUQ”, explica o engenheiro.

Essa obra – junto com a de trechos da Avenida Roberto Conceição – faz parte da Operação de Crédito entre os municípios e o Governo do Estado, através do Programa Paranacidade e da Agência de Fomento. As obras estão sendo executadas pela Axial Terraplanagem e Pavimentação Ltda, vencedora da licitação. O valor total investido no projeto é de R$ 1.774.240,88 e tem prazo de 240 dias.

O prefeito Conrado Scheller destaca que a recuperação de vias públicas de Cambé é uma de suas prioridades. “Nós queremos fazer o maior programa de recuperação asfáltica que a cidade já teve. A Rua Rio Paraná é uma das principais do Jardim Santo Amaro e precisava de recuperação. Vamos avançando em vários bairros, priorizando ruas que estão com mais urgência na recuperação. Mas volto a frisar que vamos chegar a todos os cantos”, prometeu o prefeito.