A Secretaria de Desenvolvimento de Cambé vai apresentar os primeiros resultados do Diagnóstico e Planejamento do Ecossistema de Inovação de Cambé. O estudo foi realizado em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e vai ser divulgado nesta quinta-feira (10), às 19h30, na Hydronorth. O objetivo do ecossistema é avaliar a estrutura industrial da cidade e estimular a entrada de novas empresas. O evento é aberto para toda a população, que deve se inscrever através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdJ04nDsXc_sFH-yLmHooy4tO7gBYHcnL7mn80MONGbBDoZQ/viewform. 

O Coordenador Estadual de Ecossistemas do Sebrae, Heverson Feliciano, destaca que diversas regiões brasileiras já passaram por esse processo. “Agora, Cambé vai fazer parte de uma ampla rede de ecossistemas mapeados espalhados por todo o país”, conta. Feliciano explica que o objetivo de um Ecossistema de Inovação é mostrar e aprimorar as condições de um determinado local para receber empresas inovadoras e novos investimentos. “A gente analisa o nível de maturidade do ecossistema desse local em inicial, em estruturação, em desenvolvimento e consolidado”, finaliza.

Segundo ele, o projeto leva em conta algumas variáveis, como a população local, nível de escolaridade e mão de obra. Feliciano também ressalta que a infraestrutura da cidade e as leis municipais de inovação também são pontos observados para a implantação do Ecossistema de Inovação, assim como a possibilidade das empresas se aproximarem de Centros de Pesquisa e Universidades. “Mas o principal objetivo é criar um ambiente propício para que uma empresa possa se desenvolver”, detalha.

No evento, vão ser divulgados os primeiros resultados obtidos através do diagnóstico realizado no município, assim como os próximos passos que serão desenvolvidos. Todos os presentes também vão poder acompanhar uma palestra intitulada ‘Futuro Inteligente: além da inovação’, ministrada por Gil Giardeli. 

Sob supervisão de Thiago Mossini

Compartilhe